conecte-se conosco

Carnaval

Festa de lançamento dos sambas enredos acontece no dia 27

Dona Milene, 90 anos, matriarca do Carnaval parnanguara também estará presente

Publicado

em

Mestre Penha do Rio de Janeiro também estará presente

No dia 27, às 19h, no Clube Literário (sede campestre), acontece o lançamento dos sambas enredos das agremiações de Paranaguá. A promoção é da Associação das Escolas de Samba (AESP) juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).

Os intérpretes das agremiações irão apresentar seus sambas juntamente com a bateria e os casais de mestre-sala e porta-bandeira. As comunidades carnavalescas também estarão presentes prestigiando e alegrando ainda mais o evento.

A entrada tem um custo simbólico de R$ 5,00 e pode ser adquirida no local ou antecipadamente com a Aesp e também com as escolas de sambas.As agremiações que integram a programação são: Unidos da Ponta do Caju, Leão da Estradinha, União da Ilha, Filhos da Gaviões e Acadêmicos do Litoral. Todas estarão desfilando e competindo em grupo único no Carnaval 2019.

O convidado especial da noite virá do Rio de Janeiro, especialmente para o evento: o Mestre Penha. Muito conhecido no meio carnavalesco, José da Penha Ferreira é uma das referências quando o assunto é bateria na capital carioca.

Há mais de 20 anos ele esta à frente da bateria do bloco ‘Simpatia’ que arrasta mais de 70 mil foliões na Orla de Ipanema. Fora da época de Carnaval, Mestre Penha percorre o Brasil como instrutor de oficinas de Carnaval.

Para Melissa Elias Martins, presidente da Aesp, a presença do mestre Penha é importante para fortalecer o intercâmbio cultural e carnavalesco. “É sempre enriquecedor quando uma pessoa com a experiência dele estabelece contato com as demais escolas de samba. É uma troca de experiências valiosa. Esse evento marca o início do Carnaval parnanguara, quando todas as escolas de samba estarão juntas, onde todos terão a oportunidade de conhecer os sambas. Faço o convite para a população, em especial às pessoas que gostam de Carnaval, para que prestigiem o lançamento”, convida.

CARNAVAL FEITO POR AMOR

O Carnaval de Paranaguá tem algumas peculiaridades que destacam a cidade. A começar pelas pessoas que participam das escolas de samba, como por exemplo, a foliã mais idosa do Paraná: Milene Gomes.

Aos 90 anos, a presidente do Acadêmicos do Litoral participa ativamente do calendário carnavalesco. Além dela, tem ainda o destaque Ailson Santos, de 82 anos, que desfila desde 1958 de forma ininterrupta. Tem ainda porta-bandeiras com mais de 30 anos de atividades como Iara Zamboni e Helenice Santana. Carnavalescos que participam desde a década de 1980 como Tino Zella e Mágico Junior e outras pessoas respeitadas por manterem viva a cultura popular do Carnaval em Paranaguá.  

Publicidade


Em alta