conecte-se conosco

Carnaval

Banho a Fantasia entra na 70.ª edição

Evento tradicional terá esquema de segurança reforçado

Publicado

em

Na tarde de terça-feira, 15, foi definido o regulamento do 70.º Banho de Mar a Fantasia. O secretário Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), Harrison Camargo, esteve reunido com representantes de outras secretarias que também estão envolvidas no evento e autoridades de segurança.

As inscrições para os blocos serão abertas no dia 21 de janeiro e seguem até o dia 11 de fevereiro. A parte da segurança foi uma das mais debatidas para garantir a integridade física dos participantes.

Segundo os organizadores, haverá atuação da Polícia Militar, Guarda Municipal, seguranças particulares, brigadistas e policiais à paisana durante o desfile. Em todo trajeto, um drone estará percorrendo o percurso para captar as imagens.

Existe a expectativa de que 16 blocos se inscrevam para o evento, ou seja, a mesma quantidade do ano passado. De acordo com o regulamento, cada bloco terá direito a um carro de som, sendo que a concentração ficou marcada para 9h do dia 24 de fevereiro, com início do desfile às 11h30 e término às 17h.

A Secultur reforça que cada bloco deverá estar no local da concentração do desfile uma hora antes do início do evento com carro de som e responsável devidamente identificados. Não será permitida a distribuição de bebidas de garrafas de vidro.

De acordo com o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, a segurança é a questão principal. “Fizemos a reunião com todas as pessoas que estão envolvidas no evento para que possamos realizar uma festividade organizada e voltada para a família. O Banho a Fantasia é um evento tradicional e turístico que anualmente traz várias pessoas de fora a nossa cidade, por isso priorizamos a segurança e reforçamos a parte da tradição histórica”, destacou.

83 ANOS DE HISTÓRIA

A história do Banho a Fantasia não está documentada em papel, e sim através de fontes orais e imagens fotográficas. Neste sentido, a reunião contou também com famílias tradicionais de Paranaguá que foram as pioneiras no evento.

A família Cunha esteve presente representada por Zelia Cunha, filha do organizador do Banho da Doroteia. Evento que iniciou em 1936, junto com o Clube de Regatas Comandante Santa Ritta, comprovando que são 83 anos de tradição. Os foliões seguiam em cortejo atrás de uma boneca (Doroteia) feita de pano que era levada ao rio Itiberê para o tradicional banho.

Também estiveram presentes representantes da família Moura, Cristiana e Alex, que são filhos do fundador da Escola de Samba Junqueira, Antonio Moura, o qual deu continuidade ao evento, sem a boneca, iniciando assim uma nova tradição, a qual se mantém até hoje, o Banho a Fantasia. Em função dessa importância histórica, no 70.º Banho a Fantasia, data que é contabilizada a partir de 1949, será feita uma homenagem ao Banho da Doroteia e o Clube de Regatas Comandante Santa Ritta.

  Clube de Regatas Comandante Santa Rita será homenageado por ser um dos precursores do evento

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress