conecte-se conosco

Carnaval

Cortejo Real será eleito neste sábado

Nobreza carnavalesca irá comandar a folia de momo em Paranaguá

Publicado

em

Acontece no sábado, 9, a partir das 21h, no Clube Literário sede campestre, o concurso que vai escolher o Cortejo Real do Carnaval de Paranaguá. A realização do evento é da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (AESP) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).

As comunidades carnavalescas de Paranaguá estarão presentes incentivando seus representantes na busca pela coroa. Também serão eleitas a primeira princesa e a segunda princesa, formando assim o Cortejo Real.  

Uma das novidades do concurso deste ano é a volta da escolha da rainha gay 2019, a qual também estará junto com o cortejo durante a programação do Carnaval. A mais recente edição aconteceu em 2010, sendo realizado pelo saudoso Nelson Uberna.

COMO PARTICIPAR

Todas as candidatas e candidatos estarão representando as escolas de samba. As pessoas interessadas em participar devem entrar em contato diretamente na sede da Secultur, em frente ao Palácio do Café. De acordo com a presidente da Aesp, Melissa Elias Martins, será uma festa tradicional onde todos serão bem-vindos para comemorar com alegria o Carnaval parnanguara. “Lembrando que as vagas são limitadas. Tragam suas torcidas e vamos festejar o Carnaval”, convida. Vale destacar que somente será permitida a entrada de pessoas acima de 18 anos.

Sobre o evento de sábado, até agora a palavra chave é “surpresa”. As escolas de samba querem fazer suspense sobre seus representantes para o evento. Até o momento, nenhum nome foi anunciado oficialmente.

Luciano Magalhães já conquistou a coroa em três ocasiões. A primeira vez foi em 1994, depois em 2013 e, mais recentemente, no ano passado, em 2018. “Carnaval é uma das minhas paixões e tudo que fazemos com amor o resultado é bom”, conta Luciano, sem revelar se irá concorrer em 2019.

Tradição

De acordo com a tradição carnavalesca, a figura do Rei Momo é importante no sentido de abrir a festividade, ou seja, a festa só se torna oficial quando existe a “nobreza carnavalesca”. Isso porque, segundo a cultura popular, é ele quem ‘manda’ na cidade durante os quatro dias de carnaval, reinando de forma absoluta até a quarta-feira de cinzas. É por isso que existe a tradição da entrega da chave da cidade feita pelo prefeito ao Rei Momo.

O secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, ressalta que no dia 27 será realizado o desfile do Cortejo Real com a entrega oficial da chave da cidade pelo prefeito Marcelo Roque. “O evento será às 17h na Praça Fernando Amaro juntamente com as tradicionais marchinhas carnavalescas. Na sequência, haverá um desfile do cortejo pelas ruas do centro histórico, abrindo de fato o Carnaval parnanguara. Todos estão convidados”, destaca o secretário.

 

Figura mitológica

A origem do rei momo remete ao tempo da antiguidade clássica, mais especificamente à mitologia grega. Era a personificação do sarcasmo e delírio. Por seu jeito irônico, acabou sendo expulso do Olimpo. A figura do Rei Momo foi introduzida no Brasil na época da monarquia, como uma sátira à nobreza, a qual foi bem aceita pela sociedade, ganhando força após 1910, na época da República. Os historiadores acreditam que o sucesso do monarca se dá ao fato dele “burlar o cotidiano caótico dos cidadãos”, ou seja, um período para esquecer os problemas e entrar no sarcasmo e no delírio, assim como conta a mitologia grega.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress