Na tarde de quinta-feira, 26, a Folha do Litoral News recebeu em suas dependências a atual secretária municipal de Comunicação Social, Camila Roque, e o diretor de rádio e TV da Secretaria, Emanuel Andrade, para o Café com Lideranças. Eles foram recepcionados pela editora chefe de jornalismo do periódico, Aline Benvenutti, pela revisora, Edileusa Gomes de Souza e pelo repórter esportivo, Hedran Gebran.
Os profissionais de comunicação foram convidados para conhecer a estrutura do jornal, além de interagir sobre a logística de trabalho tanto da Folha do Litoral News como da Secretaria de Comunicação da prefeitura, através da nova gestão municipal. Na ocasião, os assessores dialogaram a respeito das demandas da imprensa no município e sobre a interação entre assessoria e veículos de comunicação.
Há menos de um mês no cargo, a secretária municipal de Comunicação Social contou sobre a necessidade de transformar o que antes era um departamento em secretaria. “Até então isso não tinha acontecido, mas agora tivemos essa oportunidade e a confiança do prefeito Marcelo Roque para levar essa função para frente”, disse.
Um dos principais objetivos a permear as ações da Secretaria de Comunicação é sobre a questão da responsabilidade ao transmitir a informação aos munícipes. “A preocupação que a gente tem com a informação, de centralizar a informação, não no sentido de monopolizar, mas de ter responsabilidade sobre ela, fez com que optássemos em ter jornalistas escrevendo. Esses jornalistas também estão produzindo as imagens, estamos trocando informação, aconselhando e a principal característica da Secretaria de Comunicação será a produção de textos e informações com responsabilidade”, frisou Camila.
PROXIMIDADE COM O PÚBLICO
As redes sociais são algumas das ferramentas que a secretaria pretende explorar para criar um vínculo mais próximo com o público. “A equipe está disposta a trabalhar com os novos veículos. Apesar de ter uma conta ativa no Facebook, usava-se de maneira limitada. Nessas primeiras semanas, fizemos um levantamento e, aos poucos, estamos mudando essa maneira de dialogar com o parnanguara. Estamos respondendo as pessoas e o que nos surpreende é que elas também ficam surpresas quando obtêm essas respostas”, contou Camila.
FACEBOOK EM ALTA
E esse relacionamento mais próximo da comunidade por meio das redes sociais já tem gerado resultados. “A nossa audiência foi muito grande, passando a cidade de Curitiba, Rio de Janeiro e Florianópolis. Se formos pensar em números, é claro que perdemos, mas a questão da proporção, do alcance, nós passamos. Apenas mudando algumas questões pontuais, adicionando mais informação nas postagens”, observou a secretária de Comunicação.
Entre as áreas que a população mais necessita de informação estão obras e saúde. “Temos uma demanda muito grande na parte de obras e de saúde, que é essencial para qualquer município. Temos muitos pedidos de informação, de dados técnicos e temos a responsabilidade de traduzir isso para a população”, ressaltou Camila.
A troca de informações entre a equipe da prefeitura e do jornal também foi relevante no quesito meio digital, já que recentemente, a Folha do Litoral News lançou o site.
RELACIONAMENTO COM AS ASSESSORIAS
A jornalista e editora-chefe do jornal Folha do Litoral News, Aline Benvenutti, ressaltou a importância da interação entre os veículos de comunicação e assessorias. “Em um primeiro momento o nosso convite para a secretária de Comunicação se deu por entendermos que o jornalismo deve ser trabalhado em duas vertentes: precisamos sempre levar aos leitores o lado do município para embasar as matérias relacionadas às pastas da secretaria”, destaca. “Como Paranaguá tem uma administração nova e, por consequência, novos profissionais à frente da Secretaria de Comunicação, é sempre importante apresentarmos uns para os outros a nossa logística de trabalho. Acredito que a Secretaria está com uma equipe nova, responsável e ciente de como trabalhar com a comunicação de forma favorável a Paranaguá. E a linha que acredito como jornalista é essa: valorizar a cidade, suas coisas boas e devolver a autoestima ao parnanguara”, completa.
IDENTIDADE VISUAL
Na ocasião, a equipe da prefeitura também apresentou aos profissionais da Folha do Litoral News a nova identidade visual do município. Ela foi desenvolvida para a Prefeitura de Paranaguá com o objetivo de deixar a marca mais forte e trazer, de forma mais emblemática, a parte histórica e cultural com foco no resgate da autoestima dos parnanguaras. Para isso, o slogan passou a ser “Cidade Mãe do Paraná”, segundo explicou Camila Roque.