conecte-se conosco

Café com Lideranças

Folha do Litoral News recebe juízes eleitorais de Paranaguá

Autoridades discorreram sobre mudanças da campanha eleitoral para as eleições 2016

Publicado

em

Os juízes eleitorais de Paranaguá, Dr. Walter Ligeiri Júnior, da 5.ª Zona Eleitoral, e Dr. Rafael Kramer Braga, da 158.ª Zona Eleitoral, estiveram na tarde de quarta-feira, 21, no jornal Folha do Litoral News para o Café com Lideranças. Ambos foram recepcionados pelo diretor deste periódico, Antonio Saad Gebran Sobrinho, por Jacqueline Guimbala, membro do conselho editorial, e pelo jornalista Hedran Gebran.

A poucos dias das eleições municipais, os juízes discorreram sobre esse importante momento de cidadania que define os rumos que a cidade irá tomar nos próximos quatro anos. O juiz da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, Dr. Walter Ligeiri Júnior, falou sobre as alterações na campanha eleitoral deste ano e, como isso, influenciou os partidos políticos. “Foi uma campanha diferente, com prazo reduzido em todos os sentidos, em que os partidos e as coligações tiveram que se adaptar tanto na questão financeira, de propaganda, como no registro de candidatura”, declarou.

Dr. Walter frisou que essas mudanças beneficiaram os eleitores. “Se tornou uma campanha mais agradável. O próprio eleitor foi o mais beneficiado, porque uma campanha eleitoral maçante e demorada cansa o eleitor. Tinha muito tempo na televisão, rádio, muita poluição visual, a poluição sonora com carros de som, poluição ambiental, e isso tudo acaba com qualquer um. Acho muito positivo, principalmente, para o lado do eleitor, mas também para o candidato”, destacou Dr. Walter.

O juiz da 158.ª Zona Eleitoral, Dr. Rafael Kramer Braga, disse que, entre as mudanças, as mais relevantes são aquelas relacionadas aos prazos. “A mudança de maior relevância foi com relação aos prazos, que encurtou o período eleitoral dos candidatos, e o impacto direto que isso tem causado que podemos notar na Justiça Eleitoral é a redução no número de ações em virtude de propaganda irregular”, observou.

Após o período eleitoral, segundo ele, será possível avaliar o impacto dessas alterações. “Quanto aos aspectos da legalidade, das alterações e do que foi considerado, essa avaliação a gente só poderá fazer ao término das eleições, quando vamos verificar o conjunto da obra e analisar os resultados”, frisou Dr. Rafael.

VOTO CONSCIENTE

O juiz da 5.ª Zona Eleitoral ainda salientou a importância de o eleitor votar de forma consciente. “O eleitor tem que pensar no melhor, ou até no menos pior, e ir com consciência para a urna, pois ninguém vale só uma dentadura, uma caixa de fósforo, um tanque de gasolina, uma cesta básica, todos temos valores e temos que preservá-los”, alertou.

Para o juiz Dr. Rafael Kramer, o eleitor mudará o comportamento frente às urnas neste ano e exercerá o seu voto de forma mais consciente devido aos fatos políticos ocorridos no País. “Temos o exemplo do Michel Temer, que foi o vice e assumiu a presidência do País, temos aqui em Paranaguá também o exemplo do vice. O papel do vice ganhou destaque nessas eleições”, analisou.

Outra questão avaliada por Dr. Rafael é quanto às doações de campanha e a possibilidade de o eleitor acompanhar o financiamento de cada candidato. “As campanhas ficaram vedadas por pessoas jurídicas, agora somente pessoas físicas podem fazer as doações e existe uma transparência que deve ser registrada no site da Justiça Eleitoral. Isso tudo gera um maior controle por parte dos eleitores que podem acompanhar, existe maior transparência e isso contribui para a conscientização do exercício do voto”, concluiu,

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress