conecte-se conosco

Ano Novo

Nutricionista fala dos cuidados com a alimentação nas festas de fim de ano

É possível fazer escolhas de alimentos e hábitos mais saudáveis e começar bem 2019

Publicado

em

Nesta época, é comum as pessoas não saberem como manter a dieta diante de tantas comidas tradicionais e consideradas, por vezes, indispensáveis. Embora seja mesmo um período de muitas festas e confraternizações, especialistas afirmam que não são os dias entre o Natal e o Ano-Novo que são os culpados da história. Na verdade, o que conta mesmo é a alimentação de janeiro a novembro.

“Se você foi 'saudável' na maioria dos 365 dias, pode e deve se permitir nestes períodos de confraternizações e reuniões”, salientou a nutricionista Cynthia Elizabeth Fernandez. Segundo a especialista, alguns alimentos são tidos como vilões por quem está tentando manter ou perder peso durante as festas de fim de ano. No entanto, escolher algumas dessas opções não vai fazer o plano ir por água abaixo.

“Sei que temos maionese, salpicão, farofa, arroz de todos os tipos e muitos outras preparações. É de encher os olhos e a barriga também! Mas a minha dica é escolher duas opções e aí degustar, mastigar! Vai ter sobremesa? Escolha sempre as que têm frutas. Serão as menos calóricas e se bater a vontade de comer panetone uma fatia de no máximo dois dedos de espessura é o recomendado. Se você está no foco, escolher algumas opções como essas, não vai fazer seu plano ir por água abaixo”, declarou Cynthia.

Sugestão da nutricionista Cynthia Elizabeth Fernandez é começar a ceia pelas saladas

Mas é importante lembrar que as ceias geralmente têm outras opções bastante benéficas para a saúde. “Estamos no calor, então sempre temos as saladinhas que salvam. Têm sempre folhas, saladas mais elaboradas com frutas e também leguminosas como lentilhas e grão de bico. É só caprichar nelas como uma entrada e acaba que não sobra tanto espaço para o restante”, disse Cynthia.

Nesta época é comum ter à mesa alimentos ricos em sal, que quando consumidos com bebidas alcoólicas podem gerar problemas no organismo. “O que acontece aqui é o risco de indigestão. Tudo o que é consumido em excesso tende a não dar certo. Recomendo então pegar leve tanto no sal quanto nas bebidas alcoólicas”, ressaltou a nutricionista.

HORA DE DESINTOXICAR

Após o período de festas, para retomar o ritmo, as pessoas podem optar por alimentos frescos para desintoxicar. “Sucos pela manhã, frutas e iogurtes geladinhos entre as refeições. Nas refeições principais, como almoço e jantar, o ideal é uma bela salada com um grelhado. Vale optar por carnes brancas como frango e peixes que são mais leves e de fácil digestão”, sugeriu Cynthia.

ALIMENTAÇÃO NO CALOR

O calor pode colocar em risco a qualidade de algumas preparações, por isso, alguns cuidados devem ser tomados para não resultar em mal-estar e, até mesmo, em infecções e intoxicação alimentar.

“Com certeza o cuidado deve ser redobrado em comer na rua quando as temperaturas sobem. O calor deteriora os alimentos com mais facilidade e o consumo de alimentos produzidos ou armazenados de forma inadequada pode atrapalhar os dias de diversão. Alimentos e bebidas nesta época podem causar infecções ou intoxicações alimentares. É preciso estar atento aos alimentos e locais que você consome. A causa mais frequente de contaminação dos alimentos é o preparo inadequado, seja por falta de higienização da matéria‐prima ou pela falta de higienização das mãos”, explicou a nutricionista.

CUIDADOS ESPECIAIS

– Hidratação é fundamental! Além de águas, sucos, chás gelados e também água de coco;

– Estamos na estação: abuse de verduras e legumes, além de leves e de fácil digestão, auxiliam na termorregulação corporal;

– No calor, se sentir pesado é comum. Invista no fracionamento das refeições, 5 a 6 por dia, para manter o fornecimento de energia;

– Aproveite o verão com saúde!

Publicidade


Em alta