conecte-se conosco

Amigos Protetores realiza Feira de Adoção de cães e gatos no sábado

Adotantes devem ter mais de 21 anos, levar documentos de identidade e assinar termo de compromisso (Imagem: Divulgação Amigos Protetores)

Publicado

em

Presidente e fundador da ONG, Gael Antunes, faz balanço positivo da atuação de entidade

No sábado, 28, a Organização Não-Governamental (ONG) Amigos Protetores realiza uma Feira de Adoção de cães e gatos no Aeroparque, em frente ao Moto Clube Robalos Rebeldes, a partir das 14h. O presidente e fundador da ONG, Gael Antunes, destaca que as pessoas que desejam adotar os animais devem ter mais de 21 anos, levar documentos de identidade e assinar termo de compromisso. Além disso, ele fez balanço positivo da atuação da entidade em prol do direito dos animais em Paranaguá e no litoral.

"Há quase dez anos a ONG Amigos Protetores tem investido neste tipo de evento, realizando incontáveis feiras em praças, instituições de ensino superior e até mesmo nas escolas municipais já houve feiras de adoção. E é justamente graças a isso que milhares de animais resgatados pelos voluntários da ONG conseguem encontrar uma segunda chance em um novo lar", explica o presidente da ONG. Segundo ele, para a feira se tornar realidade, um trabalho árduo é realizado por ele e todos os membros, porém, "é algo que vale muito a pena, porque dá resultado em prol dos animais e dos protetores. Toda a sociedade ganha com isso porque quanto mais animais adotados, menos nas ruas. Sem falar do ganho emocional. Adotar um animal é ter um amigo fiel", comenta.

De acordo com Antunes, os animais a serem adotados nas feiras são resgatados pelos voluntários, sendo na maioria abandonados e vítimas de maus-tratos. "Todos esses animais antes de irem para a feira de adoção passam por consulta veterinária, para que seja atestado por um profissional que ele se encontra apto para ser adotado. Os animais são vermifugados, vacinados e em sua maioria castrados. Não possuem dermatites ou alergias, causadas por fungos, sarna ou parasitas, como pulgas e carrapatos", explica.

"Nossa intenção não é doar o animal. Priorizamos o bem-estar do animal, temos que ter certeza de que ele não irá passar por tudo que já passou anteriormente no novo lar", explica o fundador da Amigos Protetores, ressaltando que a posse deve ser responsável, suprindo necessidades do animal, levando-o periodicamente ao veterinário, com todas as orientações médicas realizadas, bem como banhos e até tosas em casos de cachorros ou gatos com pelos longos. Ele ainda destacou que os voluntários da ONG são responsáveis pelo que é chamado de pós-adoção, um acompanhamento para a família adotante e para o animal, para ver se ele está se adaptando bem. "Sempre pedimos para o tutor fotos recentes do animal nas redes sociais e manter contato. Caso isso não aconteça, vamos até a casa do adotante checar e, se for constatada alguma irregularidade, pegamos o animal de volta", explica.

Segundo presidente Gael Antunes, Amigos Protetores já resgatou e realizou adoção de oito mil animais nos últimos 10 anos (Foto: Amigos Protetores)

MAIS DE OITO MIL ANIMAIS RESGATADOS E DOADOS PELA ONG

"O balanço que fazemos da atuação da ONG na cidade e no litoral é muito bom. Quando iniciamos o projeto muitas pessoas nem sabiam o que era uma ONG, o que era proteção animal, o que era castração, não sabiam que um animal na rua não é somente triste, mas também que é um problema de saúde pública. Foi uma luta e ainda é, ser voluntário de uma causa não é um trabalho fácil, sofremos muitas críticas, ameaças, mas no final vale a pena, quando você consegue salvar um animal à beira da morte e arruma um novo lar, onde ele é amado e tratado como deveria, é muito gratificante", afirma Antunes. Segundo ele, o balanço mostra que mais de oito mil foram resgatados e doados em Paranaguá pela ONG nos quase 10 anos em que a entidade existe. "Temos os dados de todos os animais e seus tutores, em livros encadernados", comenta.

De acordo com Gael, a Amigos Protetores possui quase 10 anos de existência e um grupo no Facebook com mais de 10 mil membros voluntários e simpatizantes, sendo que tem aumentado o número de interessados em ser voluntários nas feiras ou na concessão de lares temporários para os animais resgatados.

CONVITE

"Convidamos a população para comparecer no sábado, 28, a partir das 14h, na Feira de Adoção organizada pela ONG Amigos Protetores. Quem tiver interesse em adotar um animal, deve ter mais de 21 anos, levar RG, CPF e comprovante de residência, bem como assinar o termo de adoção responsável", finaliza Antunes.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress