Conforme comentado, no mês de junho homenageamos o meio ambiente e encerramos com um lugar importantíssimo para a nossa região: a Ilha do Mel. Trata-se de uma formação geológica localizada no litoral do Paraná, pertencendo ao município de Paranaguá.
Há várias versões para a denominação. Contam que antes da Segunda Guerra Mundial, ali frequentava o Almirante Mehl que se dedicou à apicultura. Outra versão dizia que marinheiros aposentados viviam na ilha e também tinham, entre outras atividades, a apicultura com uma grande produção de mel e que chegavam a exportar o produto até os anos 60.
Conta-se ainda que os Carijós que viviam na região apreciavam o mel. E ainda, que a ilha seria entreposto para navios comprarem mantimentos, entre eles farinha (mehl em alemão).
Freitas (1994) cita que as correntes marítimas perto da Ponta Nhá Pina tornaram a água da cor do mel, tendo como causa a presença abundante na área de mercúrio natural.
No ano de 1982, o Serviço de Patrimônio da União transferiu a administração da Ilha do Mel, por aforamento, ao Estado do Paraná, tendo como cláusula condicionante a criação de uma unidade de conservação para proteção dos seus ecossistemas naturais.
Assim, o Decreto n.º 5.454 de 21 de setembro de 1982 criou a Estação Ecológica da Ilha do Mel com 2.240,69 hectares (95% da superfície da ilha), onde a totalidade da área fica destinada à preservação da biota.
Em 2002, foi criado o Parque através do Decreto n.º 5.506 tendo como objetivo a preservação e reconstituição dos seus ambientes naturais de praia, costões rochosos, importantes remanescentes da Floresta de Restinga.
Estas áreas de preservação possuem no entorno atrativos turísticos, a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres foi inaugurada no ano de 1769, o Farol das Conchas foi construído por ordem de D. Pedro II e inaugurado em 1872. A Gruta das Encantadas é rica em lendas e histórias.
As praias, restingas e monumentos transformaram a Ilha do Mel num dos pontos mais visitados no Paraná.
Carla Cristina Tonetti Zaleski
IHGP – Diretora de Geografia