conecte-se conosco

Coronavírus

Caminhoneiros de Paranaguá e Paraná deverão ser imunizados com vacina Janssen

Primeiro lote da vacina deverá chegar ao Paraná na sexta-feira, 11

Publicado

em

Na quarta-feira, 9, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), afirmou que o Paraná deverá usar as vacinas da da Janssen, fabricadas pela Johnson & Johnson, para iniciar a imunização do grupo prioritário de trabalhadores da carga pesada. O quadro envolve caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, transporte ferroviário e aquaviário, algo que inclui profissionais de Paranaguá, litoral e de todo o Paraná. As doses serão enviadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde (Sesa), com previsão de chegada ao Estado na sexta-feira, 11.

A medida segue o que prevê o Plano Estadual de Vacinação, que inclusive já iniciou a imunização de trabalhadores portuários em Paranaguá. “Serão contemplados profissionais do transporte coletivo rodoviário de passageiros; do transporte ferroviário; do transporte aquaviários; e caminhoneiros. De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, esse grupo é formado por 178.639 pessoas”, informa o Estado.

Segundo a Sesa, ainda não há um quantitativo definido de quantas doses da Janssen serão enviadas neste primeiro lote na sexta-feira, 11, entretanto a perspectiva é de que 150 mil imunizantes serão enviados pelo cronograma do MS estabelecido ao longo de 2021. “Os imunizantes integram o primeiro lote com 3 milhões de doses disponibilizado ao País pela farmacêutica norte-americana e têm prazo de validade até 27 de junho, por isso a necessidade de distribuição e aplicação rápidas. A entrega da remessa foi antecipada pelo fabricante para atender um pedido emergencial do Ministério da Saúde”, informa a pasta.

Uma dose para imunização e alta eficácia

De acordo com o governo estadual, o Brasil firmou acordo para receber 38 milhões de doses da Janssen, com envio previsto no terceiro e quarto trimestre. “Diferentemente de outros laboratórios, contudo, para garantir a imunização completa a vacina requer a aplicação de apenas uma dose – os outros três imunizantes contra o Coronavírus aplicados atualmente no País (Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac) requerem duas doses”, explica a Sesa.

“Será uma nova alternativa para a população paranaense, um quarto imunizante disponibilizado ao País. As vacinas da Janssen devem chegar essa semana e como temos o dia 27 de junho como última data para utilização, vamos fazer um grande esforço para aplicar naqueles profissionais da carga pesada, como os caminhoneiros por exemplo”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que confirmou a remessa em audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Outro ponto é a alta eficácia da vacina de 85% na prevenção de casos graves com apenas uma dose de aplicação, oferecendo proteção completa contra hospitalização e morte por Covid-19, segundo estudo divulgado em janeiro informado pela Secretaria de Saúde. “A temperatura de armazenamento e o transporte dos imunizantes não oferecem desafios à logística, já que podem ser preservados em geladeiras comuns, entre 2ºC e 8ºC, por até três meses”, finaliza o Governo do Estado.


Com informações da Sesa/AEN

Foto: Ilustrativa – Claudio Neves/Portos do Paraná

Em alta

plugins premium WordPress