conecte-se conosco

Coronavírus

Guaratuba faz testagem em massa em todos os profissionais da Educação

Mais de 10 mil testes serão realizados durante três meses

Publicado

em

Nesta semana, a Prefeitura de Guaratuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou o início da testagem ampliada de todos os profissionais da Educação que atuam na rede municipal de ensino. O objetivo da medida é a prevenção ao Coronavírus e o controle contínuo da pandemia não somente da rede municipal de ensino, como também nos colégios estaduais e unidades de ensino privadas. Com isso, caso sejam contabilizados casos positivos, o profissional será encaminhado para acompanhamento médico e isolamento, com foco no controle pandêmico da doença em Guaratuba. 

“Ao todo serão realizados mais de 10 mil testes durante os 3 meses do projeto, em 18 escolas municipais, 7 colégios estaduais e 4 instituições privadas”, informa a assessoria da Prefeitura de Guaratuba. 

Servidores testados em uma semana

Segundo o município, a pasta de Saúde possui como objetivo realizar o teste de todos os servidores da Educação antes do retorno às aulas presenciais em Guaratuba na rede municipal e estadual de ensino, algo que ocorrerá na próxima segunda-feira, 26. “Na sequência, o município irá submeter os profissionais e alunos à testagens periódicas, a fim de controlar e combater a Covid-19 de modo preventivo. A vacinação aliada à testagem ampliada é mais uma ação do município na erradicação do Coronavírus”, informa.

Parceria e aplicativo

De acordo com a assessoria, a testagem está sendo feita em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e Fundação Lemann.  “Para aplicação dos 10 mil testes em três meses, Guaratuba contará com colaboração do aplicativo de inteligência de dados, Dados do Bem, que foi lançado também na segunda-feira, 19”, explica, destacando que o aplicativo é uma ferramenta desenvolvida por médicos, pesquisadores e cientistas da informação, que usa a inteligência de dados para analisar a evolução da pandemia nas cidades. 

“Através do aplicativo, a pessoa realiza uma autoavaliação. A inteligência de dados vai analisar os sintomas, e se a autoavaliação indicar probabilidade de contaminação, a pessoa receberá pelo aplicativo um QR Code com data e hora para comparecer ao posto de coleta da Secretaria Municipal da Saúde. Em caso positivo para Covid-19, a pessoa poderá indicar as pessoas com quem teve contato para também fazerem a autoavaliação pelo aplicativo e o teste da Covid-19, caso seja necessário. Mesmo que a pessoa não apresente nenhum sintoma, pode baixar e fazer o cadastro pois as informações vão ajudar no combate da Covid-19”, explica a prefeitura.

Retomada no dia 26 de julho

O fechamento das unidades de ensino foi uma das medidas adotadas pela Prefeitura nos últimos meses para conter o avanço da Covid-19. Neste período, profissionais da educação, alunos, pais e responsáveis, precisaram se adaptar com relação aos propósitos pedagógicos. A retomada das aulas será no formato híbrido na segunda-feira, 26. Orientações foram concedidas aos professores e servidores com relação às medidas de segurança na pandemia.

“A fim de viabilizar esta adequação, a Secretaria da Educação realizou investimentos em novos recursos pedagógicos, na melhoria da infraestrutura das escolas municipais, na pintura de circuitos psicomotores que vão auxiliar de forma segura a execução de exercícios físicos por parte dos alunos, no aumento de barreiras sanitárias com constante aprimoramento do protocolo de biossegurança, realizando o processo de vacinação de todos os servidores da educação para que haja uma retomada as aulas segura, tanto para os funcionários quanto para os alunos e suas famílias”, finaliza a Prefeitura de Guaratuba. 

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Foto: Prefeitura de Guaratuba

plugins premium WordPress