conecte-se conosco

Centro de Letras

Zoológico

Publicado

em

Zoológico

No dia de 19 de abril de 1941, aniversário do presidente Getúlio Vargas, houve diversos eventos comemorativos e inaugurações em Paranaguá. Logo cedo, antes das nove, o prefeito Paulo Cunha Franco – em nome do senhor Interventor Federal, Manoel Ribas – inaugurou a “Casa da Criança” na recém-construída Avenida Gabriel de Lara. Segundo o jornal “O Dia”, a instituição daria amparo à criança litorânea, “anêmica e fraca em consequência do impaludismo, da má alimentação que a pobreza de seus pais lhes obriga”. Entretanto, graças ao interventor Manoel Ribas, continuava o jornal, Paranaguá contaria com um “educandário da saúde pela geração forte do dia de amanhã”. Vicente Nascimento Junior, secretário municipal, discursou exaltando a “obra patriótica”. Após a inauguração “Casa da Criança”, o prefeito lançou a pedra fundamental da construção de quatro armazéns de cimento armado no cais do porto Dom Pedro II e inaugurou formalmente os 30.000 m² de calçamento realizados em sua gestão (5 mil² de “petit-pavé”). 

Alunos realizaram jogos no Parque Professor Décio durante toda a manhã e as comemorações continuaram após o almoço, com as escolas da cidade e o antigo clube de caçadores “Tiro de Guerra 99” realizando uma imensa passeata assistida por “grande massa popular em todas as ruas”.

Além das festividades acima, a prefeitura ainda seguiu aquele antigo conselho de um jornal curitibano e inaugurou um zoológico na Praça João Gualberto. Não encontrei muitos detalhes, mas havia “uma quantidade de pássaros e outros bichos de qualidade e raças bem variadas”, um “maleitoso jacaré” e até mesmo uma onça que comia cinco quilos de carne por dia. O zoológico era muito bem cuidado por um zelador e existiu durante anos, deixando a praça (que já era a mais movimentada da cidade) ainda mais frequentada.   

Por Alexandre Camargo de Sant’Ana

Leia também: Lazer e Pobreza

Publicidade






Em alta