Na foto, Thomas Lima, Diretor Comercial e Institucional; Mateus Campagnaro, Gerente de Marketing e Logística; Gabriel Vieira, Gerente Ambiental e Institucional e Thais Marques, Gerente de Recursos Humanos
A TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá – fecha o ano de 2020 com bons motivos para comemorar e com a certeza de que 2021 será um ano de grandes desafios. Além de continuar investindo na expansão de sua capacidade, com o objetivo de se tornar um dos principais Hub Ports da América do Sul, o terminal promoveu ações em prol da comunidade local e do meio ambiente.
A empresa obteve vitórias importantes ao longo de todo o ano de 2020, apesar dos reflexos da pandemia do Covid-19 na economia mundial. Mesmo no cenário atípico enfrentado durante o ano, o Terminal deve alcançar a sua maior marca de movimentação de contêineres na história, atingindo aproximadamente 980 mil TEUs no ano.
“Esse resultado é consequência de uma estratégia centrada no cliente, com investimentos robustos em tecnologia e infraestrutura”, destaca o Diretor Comercial e Institucional Thomas Lima.
O cuidado com as pessoas é primordial para a empresa e o Terminal leva muito a sério esta questão. “Esse ano certamente foi um dos mais desafiadores para o nosso time, pois os impactos da pandemia geraram mudanças nas rotinas do Terminal. Desse movimento, a união prevaleceu e, além de mantermos o nosso nível de serviço, também mantivemos colegas do grupo de risco protegidos em suas casas, e mesmo aqueles com funções operacionais, ficaram afastados na maior parte do ano, sem ter sua remuneração comprometida. Temos orgulho de dizer que somos uma empresa que prioriza as pessoas e seus trabalhos” comenta Thais Marques, Gerente de RH do Terminal.
A companhia trabalha com senso de urgência e olhando para o futuro. O Gerente de Marketing e Logística Mateus Campagnaro complementa: “Além da ampliação do calado operacional, que passou de 11,80 para 12,10 metros, garantindo maior capacidade, entre vários serviços logísticos, contamos com o crescimento constante do modal ferroviário, um diferencial singular e estratégico. Devemos dobrar o volume na ferrovia nos próximos cinco anos”.
Reforço nas ações sociais e de sustentabilidade
Em 2020 a TCP reforçou o seu compromisso com o meio ambiente e a comunidade, promovendo diversas ações sociais em Paranaguá e região. Gabriel Vieira, Gerente Institucional e Ambiental destaca: “Desenvolvemos diversas ações ambientais em Paranaguá e nas ilhas do entorno, projetos voltados para educação com a comunidade pesqueira, doações de materiais para combate à pandemia para hospitais, entre outras. São resultados e iniciativas que enchem de orgulho todos os nossos colaboradores, assim como a cidade de Paranaguá”.
Ações sociais e de sustentabilidade
Projetos de Educação
Comunidade pesqueira e comunidades vizinhas
Oferta de cursos de informática básicas e profissionalizantes.
Desenvolvimento de programa de capacitação com os moradores para monitoramento dos impactos ambientais no entorno da baía de Paranaguá.
Oferta de palestras e ações sobre saúde com disponibilização de consultas oftalmológicas e doação de óculos.
Programa de Capacitação Ambiental de Docentes em Paranaguá com a oferta de 409 vagas para professores da rede municipal.
Projetos de Infraestrutura
Projeto de Ordenamento do Fluxo Viário para identificar as áreas que necessitam de melhorias e propor as adequações voltadas as condições de segurança, sinalização e estrutura.
Projeto de Revitalização da avenida Atílio Fontana, compreendendo aproximadamente novo quilômetros entre a avenida Ayrton Senna e a Estrada Velha de Alexandra.
Complementação da Sinalização Vertical da rua Manoel Corrêa e arredores, com a instalação de cerca de 85 novas placas de sinalização.
Levantamento planialtimétrico da Ilha de Valadares, colaborando com a regularização fundiária da Ilha.
Ações Ambientais
Comunidades Europinha, Eufrasina, São Miguel, Ponta de Uba, Amparo, Piaçaguera, Ilha dos Valadares
Realização mensal de troca de resíduos recicláveis por alimentos através de um “mercado flutuante”.
Disponibilização de caçambas para descarte de resíduos em pontos estratégicos no Bairro Costeira para auxílio no desenvolvimento da campanha de combate à dengue.
Monitoramentos Ambientais
Execução de programas de monitoramentos ambientais com o objetivo de identificar e avaliar as condições dos recursos naturais na baía de Paranaguá.
Fortalecimento local
Associação Nova Esperança
Ações de educação ambiental, doações de EPIs e álcool gel para auxílio no combate a Covid-19.
Ações de Combate ao COVID-19
Doações de equipamentos e EPIS para combate ao COVID-19 para o Hospital Regional, SAMU, Capitania dos Portos, Autoridade Portuária e Praticagem.
Elaboração e distribuição de informativos sobre o COVID-19 na Língua Guarany, doação de cestas básicas e outros itens essenciais para as comunidades indígenas locais.
Projetos Culturais
Rede Caiçara de Turismo de Base Comunitária
Fortalecimento e capacitação dos membros desenvolvimento de materiais para divulgação das atividades locais.
Programa de fortalecimento dos barqueiros
Capacitação dos barqueiros, abordando temas de interesse turístico da região.
Comunidades indígenas
Construção das casas de rezas (Opy) nas comunidades da Ilha da Cotinga e Guaviraty;
Programa de Salvaguarda do Fandango Caiçara
Leia também: Comemorações devem ter cuidado redobrado para evitar contágio por Covid-19