A Arena Albertina Salmon é o espaço referência para atendimentos de casos de Covid-19 em Paranaguá. Atendimentos de consultas e coletas para exames de casos suspeitos e confirmados da Covid-19 já estão sendo realizados desde a manhã de segunda-feira, 14.
O local permanece aberto 24h por dia, conta com equipe médica, triagem, sala de exames e funcionamento de farmácia também 24h para que o paciente já receba o medicamento indicado após a consulta. Sendo que uma ambulância também permanece no local.
Só na terça-feira, 15, foram realizados 134 atendimentos e 43 coletas swab, apenas no período das 7h às 14h.
O coordenador da Sala de Situação da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, Gianfrank Julian Tambosetti, explica o porquê de o local ter sido escolhido e como funcionam os atendimentos. “O local foi escolhido primeiro por ser central e de fácil acesso e, em segundo lugar, para que a gente possa otimizar os recursos humanos em virtude do absenteísmo que estamos tendo em virtude da Covid ou em decorrência dela. Vários profissionais têm ficado doentes, alguns em decorrência direta da doença, outros por conta da carga de trabalho extenuante que temos tido nos últimos meses, e que tem desenvolvido certos problemas como crises de ansiedade, e outros ainda por estarem em grupos de risco. É Importante também que a gente faça utilização do nosso potencial de testagem para que a gente possa detectar precocemente, casos de Covid-19 em nosso município, fazendo assim, a barreira epidemiológica e proporcionando também que nós façamos o bloqueio de pessoas que tiveram o contato com esses casos confirmados”, explica Tambosetti, destacando que este procedimento faz com que a doença não se alastre tanto.
Vale destacar que o local conta com vários profissionais de saúde e diversos atendimentos. “O local é excelente porque proporciona que nós tenhamos o espaçamento suficiente para que a gente minimize o risco de contaminação. É possível que a gente tenha no local um quadro de profissionais e um fluxo bastante adequado para passar por estes profissionais. Temos no local, recepção de pacientes, triagem de pacientes, atendimento médico e aqueles pacientes que clinicamente estiverem propensos, faremos também a coleta do swab, para que possamos fazer o exame de PCR e assim verificar se eles são portadores ou não da doença. Se houver a necessidade, há a possibilidade do atendimento de urgência e emergência e a transferência de pacientes, e no final de todo atendimento, o paciente pode nesse mesmo local pegar a medicação necessária”, detalha o coordenador orientando para que a população só procure o espaço após três dias de sintomas para que o exame não gere um falso negativo.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que as pessoas não busquem o atendimento sem a real necessidade para evitar uma exposição desnecessária.
A Arena Albertina Salmon passa a funcionar como um “braço” do Hospital de Campanha que se volta ao atendimento de pacientes com sintomas moderados ou agravados.
“Se você tem sintomas, mesmo que bastante leves, você deve contar um, dois, três dias, esse o tempo necessário para que o exame possa detectar se você está com a Covid. Antes dos três dias não é adequado por que possivelmente o exame não vai detectar a doença e isso pode dar um falso negativo. Ou seja, você está doente, mas não aparece no exame, e esperar mais do que 3 dias pode ser perigoso, porque os sintomas podem se agravar e aí medidas mais emergentes podem ser necessárias. Ao ter sintomas mais graves que contenham especialmente falta de ar deve ser procurado o hospital de campanha lá na unidade do Hospital João Paulo II. Sintomas ainda mais graves, como falta de ar bastante extenuante, bastante grande, daí você já pode procurar diretamente o Hospital Regional do Litoral”, informa Tambosetti.
Leia também: Hospital Regional confirma mais 10 mortes por Covid-19 no litoral do Paraná