conecte-se conosco

Coronavírus

Paranaguá está entre os 20 municípios do Paraná que mais aplicaram vacinas

Porcentagem de aplicação no município é de 55,1%, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Foto: Prefeitura de Paranaguá/Secom)

Publicado

em

Paranaguá está entre os 20 municípios do Paraná que mais aplicaram vacinas

Posição é relativa a doses aplicadas em números absolutos

Na quinta-feira, 25, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou a média das 20 cidades que mais aplicaram doses de vacinas contra a Covid-19 em números absolutos em todo o Paraná. Paranaguá está dentro deste ranking, ocupando a 19.ª posição entre os 20 municípios em questão. Segundo a Sesa, com relação às doses em números absolutos já aplicadas nos cidadãos, o maior município do litoral já atingiu uma porcentagem de aplicação de 55,1%. 

De acordo com a Sesa, Paranaguá está entre as cidades mais populosas do Paraná, que consequentemente recebem mais doses em números absolutos. Neste contexto, Francisco Beltrão é a que obtém a melhor percentagem de aplicação, com 76,3% das doses aplicadas. “Outras cinco grandes cidades também já aplicaram mais de 70% das doses: Foz do Iguaçu, Araucária, Maringá, Toledo e Cascavel. Umuarama, Curitiba, Campo Largo, Guarapuava, Ponta Grossa, Campo Mourão, Arapongas, Apucarana e Londrina estão entre 60% e 69,9% das doses aplicadas. Entre 50% e 60% estão Cambé, São José Dos Pinhais, Colombo, Paranaguá e Paranavaí”, informa a assessoria.

“Os percentuais levam em consideração as 1.091.871 vacinas distribuídas para a aplicação da primeira dose pela Secretaria da Saúde desde o início da imunização dos paranaenses, em janeiro – sendo que 369,65 mil novas doses chegaram aos municípios na última segunda-feira, 22. Os dados são do Vacinômetro, nova plataforma da pasta para atualizar o status da imunização do Paraná contra o Coronavírus em tempo real”, afirma a Secretaria de Saúde.

Sesa pede aceleração da vacinação nos municípios

Segundo a Sesa, o Governo do Estado pediu, nesta semana, a aceleração da vacinação pelos municípios. “A estratégia faz parte de uma nova recomendação do Ministério da Saúde, que prevê o uso de todas as vacinas disponíveis para aplicação da primeira dose para aumentar rapidamente a base da população vacinada no Paraná. Anteriormente, metade das remessas recebidas eram armazenadas durante o intervalo das doses recomendado pelas fabricantes – 21 dias para a CoronaVac e três meses para a vacina da Universidade de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz”, informa.

“Além da nova recomendação, o Governo do Estado também pediu aos municípios que usassem todas as doses já recebidas, para de fato ampliar a população imunizada”, informa, destacando que atualmente está sendo feita a imunização de idosos, profissionais da saúde e quilombola. “A expectativa da Saúde é vacinar todos os grupos prioritários até maio de 2021. A estimativa da população a ser vacinada nesta etapa é de 4.635.123 paranaenses”, complementa.

10.208 vacinados em Paranaguá

Em todo o Paraná, cerca de 909 mil pessoas já foram imunizadas contra o vírus, entre segunda e primeira dose. Segundo a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 10.208 pessoas já foram vacinadas contra o Coronavírus no município até a tarde da quinta-feira, 25. Na noite da quarta-feira, 24, o prefeito Marcelo Roque usou suas redes sociais para realizar um balanço da imunização, que foi intensificada na Estação Ferroviária nesta semana. “Em dois dias vacinamos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, praticamente 3.500 pessoas. Iniciamos na terça-feira, 23, com idade a partir dos 75 anos e encerramos hoje, quarta-feira, 24, vacinando o público com 68 anos e mais”, detalha.

“Agora aguardamos a chegada de novos lotes ao município para retornarmos com a força tarefa e darmos continuidade à vacinação. Continuem se protegendo usando máscara, higienizando em especial as mãos e mantendo o distanciamento social”, informa o gestor.

Confira a média das vinte cidades que mais aplicaram doses em números absolutos no Paraná:

(Fonte dos dados: Sesa)

Curitiba – 69,6%

Londrina – 61,3%

Maringá – 74,6%

Cascavel – 72,9%

Ponta Grossa – 65%

Foz do Iguaçu – 75,2%

São José dos Pinhais – 59,5%

Guarapuava – 65,3%

Toledo – 73,1%

Umuarama – 69,6%

Apucarana – 61,7%

Campo Largo – 66,1%

Arapongas – 61,8%

Colombo – 56,4%

Francisco Beltrão – 76,3%

Araucária – 74,9%

Cambé – 59,7%

Campo Mourão – 62,4%

Paranaguá – 55,1%

Paranavaí – 53,9%.

Com informações da Sesa/AEN

Leia também: Paraná recebe neste sábado mais 240,4 mil doses da vacina contra a Covid-19

Em alta

plugins premium WordPress