As Atividades Características do Turismo – ACT`s, que englobam a produção de bens e serviços envolvidos nas atividades econômicas, ao serem analisadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, apresentam que em 2017 o Paraná ocupou a quarta posição nacional com percentuais próximos aos 6% de empregos relativos ao turismo. Temos um enorme potencial de crescimento no turismo cultural, religioso, rural, gastronômico, náutico, de pesca e principalmente no ecoturismo. Nosso estado é o 4º Estado com maior número de empregos em hospedagem (19,4 mil empregos –RAIS 2017), 4º Estado no ranking de chegada de turistas internacionais (948 mil – MTur, 2018), 5º Estado com o maior número de empregos em Agências de Viagens (4 mil empregos – RAIS 2017) e o 6º Estado com o maior número de estabelecimentos em hospedagem cadastrados no CADASTUR (564 em 2018 – SP, RJ, MG, BA, SC).
A indústria mais limpa que temos é a do Turismo. O Estado do Paraná reúne todas as características necessárias para fortalecer o setor e ampliar a sua participação na geração de riquezas. De Foz do Iguaçu na Costa Oeste até a Ilha do Mel na Costa Leste somos campeões em maravilhas naturais, culturais e religiosas. Saindo da área ambiental podemos citar, por exemplo, a Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio que ocorre no mês de novembro em Paranaguá. Considerado o terceiro maior evento do gênero no Brasil no aspecto religioso. Centenas de milhares de pessoas participam desta festa.
Devemos então incentivar e apoiar as iniciativas dos 7 municípios do nosso litoral a fim de que tenhamos finalmente a conscientização de que estes verdadeiros tesouros que são a cultura e o meio ambiente, sejam explorados de forma sustentável trazendo o verdadeiro desenvolvimento que a região necessita mas com bases sólidas firmadas nos princípios do Ecodesenvolvimento.
Leia também: Turismo é a nossa “praia” I