A Justiça Eleitoral do Paraná tem a primeira agência de checagem de informações envolvendo as eleições. Intitulado Gralha Confere, o projeto foi idealizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TRE-PR), a Central de Combate à Desinformação recebe dúvidas que circulam nas redes sociais e esclarece o conteúdo divulgado. Para isso, o TRE-PR conta com a contribuição de diversas instituições parceiras, entre elas a Folha do Litoral News.
Os conteúdos selecionados, conforme a repercussão e o interesse geral, são checados e divulgados no site “www.gralhaconfere.tre-pr.jus.br”, nas redes sociais do Tribunal e nas páginas das entidades parceiras do projeto. As informações são classificadas em “Verdadeiro”, “Impreciso” ou “Falso” e são editadas em forma de texto, áudio, cards e vídeos explicativos de até um minuto.
O presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, afirmou que já são cerca de 50 instituições parceiras. “Especificamente, no caso da Folha do Litoral News, essa parceria é muito importante porque o objetivo do Gralha Confere é fazer com que as informações que são repassadas para corrigir as desinformações, cheguem a todos os cantos do Estado. No caso da Folha do Litoral News, a gente tem certeza de que essas informações chegam, inclusive, nas ilhas, porque se ficasse restrito ao site do TRE-PR, essas pessoas não teriam acesso. Através de parcerias como essa, todas as pessoas têm condições de tomar conhecimento dessas informações”, disse o desembargador.
De acordo com o membro do Conselho Editorial da Folha do Litoral News, Antonio Saad Gebran Sobrinho, a criação da central une o Paraná no combate à desinformação.
“Enaltecemos essa iniciativa inédita do presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, que lançou a primeira Central de Combate à Desinformação da Justiça Eleitoral – Gralha Confere. Com a participação da sociedade civil organizada e com uma atuação integrada das instituições do Estado, tem o objetivo de barrar e alterar os fluxos de desinformação nos meios digitais. Essa atitude une o Paraná no combate à desinformação. Estar ao lado desse ato de cidadania nas eleições 2020 é doar um pouco, também, do nosso trabalho em favor da democracia do País, cooperando com o aperfeiçoamento do processo democrático”, destacou Gebran.
Para Luiz Carlos Bonzatto, membro do Conselho Editorial da Folha do Litoral News, o objetivo é atuar de forma integrada nesse processo. “A Folha do Litoral News é parceira da Justiça Eleitoral e, neste caso, não poderia ser diferente. Durante as eleições, é importante que o eleitor se baseie em informações verdadeiras para decidir o seu voto de maneira mais consciente. O combate à desinformação depende de todos nós, principalmente da imprensa, que deve estar pautada na divulgação de informações oficiais e relevantes para a sociedade”, afirmou Bonzatto.
A Gralha
A gralha azul é um símbolo do Paraná. Com alto potencial comunicativo, emite pelo menos 14 sons distintos e significantes. É um pássaro gregário, cujos bandos sobrevivem unidos por até duas gerações, construindo juntos os ninhos nas partes mais altas das árvores para preservar os filhotes dos predadores. Além disso, é responsável pela manutenção de outro símbolo do Estado: a Araucária. Ao estocar o pinhão, semente da Araucária, para se alimentar, a gralha dissemina esta espécie arbórea pelo solo paranaense.
Assim como a ave, o projeto Gralha Confere quer se comunicar com a sociedade, unir as instituições em torno da boa informação e disseminar a verdade.
Serviço
Para enviar conteúdos para o Gralha Confere: +55 41 98700-5100 (WhatsApp)
Para acompanhar as checagens: www.gralhaconfere.tre-pr.jus.br.