A Maçonaria é uma sociedade discreta, na qual homens livres e de bons costumes, denominando-se mutualmente de Irmãos, cultuam a Liberdade, Igualdade e a Fraternidade entre os homens. Seus princípios são a Tolerância, a Filantropia e a Justiça. Seu caráter secreto deveu-se a perseguições, a intolerância e a falta de liberdade demonstrada pelos regimes reinantes da época. Hoje, com os vetos democráticos, os Maçons preferem manter-se dentro de uma discreta situação, espalhando-se por todos os países do Mundo.
Temos na Maçonaria o mesmo sistema Governamental que tem no Brasil, ou seja, temos o Executivo, Legislativo e Judiciário. A Potência Maçônica representativa maior do Brasil é o Grande Oriente do Brasil – GOB que, aos moldes da administração pública do Governo Brasileiro, exerce um governo federativo e esta também dividida em três poderes.
Para administrar um grande número de lojas numa determinada região, a Maçonaria organizou-se em potências. Essas Potências têm jurisdição sobre uma extensa área territorial que pode abranger um país inteiro. Ao se criar uma potência, criam-se os três poderes, ou seja, o Executivo, Legislativo e Judiciário, que são independentes entre si.
O Poder Executivo, sediado no Distrito Federal, é exercido pelo Grão-mestre Geral eleito pelos Irmãos, e, nos Estados e regiões, pelos Grão-mestres Estaduais e Delegados Regionais, também eleitos pelos Irmãos.
O Poder Legislativo é exercido pelas Assembleias Legislativas Federal e Estadual, cargos como Deputado Federal na esfera federal e Deputados Estaduais nas esferas estaduais, todos eleitos pelos Irmãos das Lojas que representam.
O Poder Judiciário, pelo Supremo Tribunal de Justiça Maçônica, também em âmbitos federal e estadual, o Presidente do Judiciário é nomeado pelo Grão Mestre Geral.
A Maçonaria produz suas próprias leis, pois, como já mencionado anteriormente, cada potência tem uma Assembleia Legislativa, constituída de representantes de Lojas de sua jurisdição. Assim sendo, uma potência com suas respectivas Lojas é regida por uma constituição, que contem as leis necessárias para o funcionamento dos 3 poderes.
A mística Maçonaria é formada por homens que têm o valor indomável de Ousar, a inquebrantável energia de Agir e a discrição diplomática de Calar.
Os reais e sublimes segredos da Maçonaria jamais serão revelados, cabendo a quem desejar conhecê-los, buscar com tenacidade e denodo a condição de poder descerrar o véu que os oculta, e assim, somente assim, as portas e os cofres serão abertos, expondo o que há de mais secreto na “Arte Real” apenas, porem, para aqueles homens especiais, que têm “Olhos de ver e ouvidos de ouvir”, ou seja, os que foram pinçados na sociedade brasileira que reúnem a capacidade e o caráter para honrar a Sublime Ordem Maçônica.
A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal.
A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.