Entrevista

Com legado familiar, Fábrica de Polvilhos Toque Especial celebra 17 anos de superação e expansão em Paranaguá

Entrevista ao vivo foi ao ar no PodCafé de quarta-feira, 2

Deivid Rossotti, sócio-proprietário da Fábrica de Polvilhos Toque Especial, foi o entrevistado no PodCafé

Deivid Rossotti, sócio-proprietário da Fábrica de Polvilhos Toque Especial, foi o entrevistado no PodCafé

Na quarta-feira, 2, a 10.ª edição do PodCafé, da Folha do Litoral News, recebeu o convidado Deivid Rossotti, sócio-proprietário da Fábrica de Polvilhos Toque Especial, uma das marcas mais conhecidas no setor alimentício do litoral do Paraná, com sede em Paranaguá. Com uma história marcada por superações, tradição familiar e muito trabalho, Deivid compartilhou detalhes sobre a origem da empresa, os desafios enfrentados e os planos para o futuro.

A Toque Especial nasceu do sonho de seu pai, Sérgio Rossotti, um padeiro de profissão que, ainda na cidade de Primeiro de Maio, no interior do Paraná, começou a produzir biscoitos de polvilho em sua padaria. O produto agradou tanto que logo passou a ser distribuído a mercados e panificadoras da região.

Na entrevista, Deivid contou ainda que, em 2008, a família mudou-se para Paranaguá. “Meu pai veio conhecer o município por meio de um fornecedor e se apaixonou pelo movimento, pelas oportunidades. Ele dizia que aqui ‘girava dinheiro’, que era um bom lugar para empreender”, contou Deivid.

A produção começou nos fundos de casa, localizada na Avenida Roque Vernalha. Em 2010, Deivid assumiu a parte administrativa da empresa. Dois anos depois, um incêndio devastou a fábrica, colocando tudo a perder. 

“Trabalhar em família tem seus desafios, mas quando cada um entende seu papel e há organização, tudo flui melhor”, afirmou durante a entrevista no PodCafé
“Trabalhar em família tem seus desafios, mas quando cada um entende seu papel e há organização, tudo flui melhor”, afirmou durante a entrevista no PodCafé

“Foi um momento de muita dificuldade, a gente perdeu os equipamentos. Ficamos seis meses sem produzir. Pensamos em desistir, mas meu pai nunca cogitou parar. Ele foi nosso pilar. Nós terceirizamos a produção e produzia numa fábrica emprestada em Campo Largo, pra gente ter o produto e vender para conseguir reerguer. Os fornecedores desses equipamentos ajudaram a gente também, então tivemos o apoio também deles”, relembra.

Em 2014, a empresa se transferiu para o bairro Ouro Fino, em Paranaguá, onde cresceu em produtividade, faturamento e estrutura. Em 2016, segundo Deivid, uma nova identidade visual foi adotada, com embalagens que valorizam o apelo regional e o vínculo com o litoral, dando origem à linha Polvilhos do Litoral.

“O nome Toque Especial surgiu ainda na época das padarias da família, inspirado por uma loja vista pela minha mãe, dona Sônia, em uma cidade do interior de São Paulo. Ela achou bonito e sugeriu que usássemos o nome. Pegou, e carrega bem a essência do que fazemos: algo artesanal, com carinho, com um toque especial mesmo”, explicou.

Hoje, a fábrica está localizada no bairro Jardim Vale do Sol, em Paranaguá, e conta com seis colaboradores diretos na produção. O negócio continua sendo tocado em família: Deivid divide a sociedade com a mãe, e sua esposa Areta cuida do setor administrativo. Até o sogro atua como vendedor. “Trabalhar em família tem seus desafios, mas quando cada um entende seu papel e há organização, tudo flui melhor”, afirmou durante a entrevista no PodCafé.

A Toque Especial produz atualmente 10 tipos de produtos, com destaque para o biscoito de polvilho tradicional e o Bagritos, uma variação com sabor de bacon que aproxima o parnanguara. 

IMG 6132

“Quem mora em Paranaguá já se identifica. E essa é a ideia de ter essa regionalidade, esse pertencimento do produto”, disse. Os produtos são vendidos em todas as cidades do litoral do Paraná, além de cidades como Cascavel, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava e Joinville.

Além da produção, a fábrica também abre as portas para a comunidade. Visitas escolares são agendadas com frequência, permitindo que crianças conheçam todo o processo produtivo, desde a preparação da massa até o empacotamento automático.

Com 17 anos de história, a empresa tem planos de expansão comercial para novas regiões do Paraná e de Santa Catarina em 2025. “Nosso foco este ano é crescer em distribuição, aumentar a presença da nossa marca em novos mercados. Queremos que mais pessoas conheçam o sabor e a história da Toque Especial”, destacou Deivid.

Mesmo após o falecimento do pai, no início de 2024, Deivid continua levando adiante os ensinamentos e o legado deixados por Sérgio. “Ele nos ensinou sobre coragem e resiliência. Tudo o que fazemos hoje é em memória do que ele construiu com tanto esforço”, finalizou.

SERVIÇO

Fábrica de Polvilhos Toque Especial

Local: Jardim Vale do Sol, em Paranaguá

Atendimento: 8h às 12h e 14h às 18h

WhatsApp: (41) 98855-3261 / (41) 3425-9771

ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

A entrevista na íntegra pode ser conferida acessando o Facebook da Folha do Litoral News (https://www.facebook.com/folhadolitoralnews/videos/533603629743264).

Você também poderá gostar


Com legado familiar, Fábrica de Polvilhos Toque Especial celebra 17 anos de superação e expansão em ParanaguáAvatar de Alex Vizine

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como coprodutor (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.