Connect with us

Entrevista

Chefe do Núcleo Regional de Educação fala sobre as aulas on-line

Clarice Ubessi diz que ano letivo não vai ser cancelado

Publicado

em

Folha do Litoral News: Quais os maiores desafios em manter aulas durante a pandemia?

Clarice Ubessi: Os maiores desafios que estamos enfrentando neste período são em relação à interação das crianças, já que a sala de aula é um espaço reservado para estudo, onde a concentração dos estudantes está na matéria e no professor. Em casa, os alunos acabam se distraindo e, às vezes, a família não consegue acompanhar porque tem outros afazeres.  Acredito que esse empenho da família dos alunos está sendo o nosso maior desafio neste momento. Para que tenhamos uma melhor integração, estamos prestando atendimentos aos pais e alunos sempre que solicitado.

Folha do Litoral News: Como as escolas estão superando este momento?

Clarice Ubessi: As escolas estão dando todo suporte para os pais e alunos. Os professores estão criando aulas, participando das salas de aula do Classroom e entregando o material impresso na escola para os alunos que não têm outra forma de acesso, o que tem dado todo o suporte. Este momento é de superação para todos nós do litoral que estamos de parabéns, porque as nossas escolas não estão deixando aluno algum para trás.

Folha do Litoral News: Como funcionam as aulas on-line?

Clarice Ubessi: As aulas on-line funcionam da seguinte forma: o estudante ou os seus pais baixam o aplicativo Aula Paraná em seu celular, este aplicativo não consome os dados móveis, podendo ser utilizado a qualquer momento. Neste aplicativo, o aluno vai entrar em uma sala de aula chamada Classroom e interagir com os seus colegas e com o professor, tendo todo o suporte da equipe pedagógica para assistir a aulas e realizar as atividades. As aulas on-line estão disponíveis também na televisão, são três canais diferenciados para as disciplinas, onde são ministradas as aulas durante todo o dia. Realizam igualmente as atividades propostas pelo professor e, posteriormente, entregam na sua escola para correção. O professor então realizará a correção e o aluno assim estará recebendo a sua presença e nota. As aulas EAD neste momento delicado e inesperado foram um grande avanço para a educação do Paraná, pois desta forma podemos dar continuidade ao ano letivo sem que sejam comprometidos os anos letivos de 2021 e 2022.

Folha do Litoral News: Existe a possibilidade das aulas presenciais retornarem neste ano?

Clarice Ubessi: A princípio, a previsão de retorno das aulas presenciais é para agosto, porém, nós não podemos garantir neste momento porque ainda é imprevisível o abrandamento da pandemia.

Folha do Litoral News: Como funciona em casos de estudantes que não têm acesso à Internet?

Clarice Ubessi: Os estudantes que não têm acesso à Internet têm a possibilidade de assistir às aulas através da televisão; de serem atendidos pelas escolas, através do material impresso fornecido por seus professores. Os estudantes que têm mais dificuldade em receber atendimento de forma on-line aqui no litoral são os moradores nas ilhas e das escolas do campo. Para esses estudantes estamos entregando o material impresso e o livro didático para a resolução das atividades que ao serem resolvidas deverão ser levadas também de 15 em 15 dias na escola.

Folha do Litoral News: O que tem sido feito para garantir a participação dos estudantes?

Clarice Ubessi: Os estudantes estão sendo chamados através de grupos de WhatsApp, no Facebook das escolas e as famílias estão sendo convocadas no momento em que estão indo receber o material, o kit de alimentos do Bolsa Família alguns diretores e professores estão indo nas localidades solicitando que os alunos participem e, a partir dessa semana, nós estaremos entrando em contato com os conselhos tutelares e com a promotoria que vão nos dar respaldo para o chamamento desses alunos que a gente não conseguiu ter contato ainda, pois eles não deram retorno para as suas escolas.

Folha do Litoral News: Gostaria de deixar alguma mensagem para os pais e alunos da rede estadual?

Clarice Ubessi: Eu gostaria de pedir para que os pais dos alunos entrem em contato com seus diretores para que eles acessem o Google Classroom para que baixem o aplicativo da Aula Paraná. Se não tiver nenhuma dessas condições que eles assistam às aulas via televisão, que eles peçam o material impresso por que as aulas não pararam. Este ano letivo ele não vai ser cancelado, vai continuar, ele vai ser contabilizado na vida do aluno e é necessário que todos os alunos façam de uma forma ou de outra a participação nas aulas.