O dia 11 de maio de 2024 ficará para a história da Maçonaria do Paraná e do Brasil, bem como para a de Paranaguá. Na data, estiveram na Loja Maçônica Perseverança n.º 159 de Paranaguá, precursora da Maçonaria no Paraná, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil- Paraná (GOB-PR), as duas maiores autoridades da Ordem no Estado e no País: o Grão-Mestre Geral do GOB, Ademir Cândido da Silva, e o Grão-Mestre do GOB-PR, Paulo Roberto Socher, que estiveram em Sessão Magna Fechada na Loja e em Sessão Magna Aberta no Clube Olímpico, junto ao Venerável Mestre da Loja Perseverança, Jean Cristiano Correa, Irmãos da Loja e maçons do Paraná e de diversos estados.
A presença das duas maiores autoridades maçônicas em solo parnanguara reforça não somente a importância da Perseverança, mas também o protagonismo de Paranaguá. Aqui nasceu o Paraná, aqui também nasceu a Maçonaria paranaense. A Perseverança é a história viva de Paranaguá, sendo a Loja responsável por libertar escravos em 1870, antes mesmo da Lei Áurea de 1888. Foi a Oficina também responsável por fundar o Clube Republicano, a Santa Casa de Misericórdia, a Creche Perseverança e Rio Branco Sport Club. A Loja atuou ativamente no decorrer da história pela Independência do Brasil e também pela Proclamação da República, demonstrando que ser maçom requer envolvimento social e responsabilidade.
A atuação incansável em prol da sociedade prossegue até hoje. A Loja Perseverança e seus membros sabem bem disso e atualmente mantém ativo o Lar dos Idosos Perseverança, o Centro de Ensino Infantil (CEI) Perseverança e o Clube da Fraternidade Perseverança, amparando ano após ano idosos, crianças e adultos, com fraternidade, igualdade, fraternidade e acima de tudo, responsabilidade. Nesse ano, em 5 de maio de 2024, a Loja Maçônica Perseverança, com sede em seu prédio histórico na rua Faria Sobrinho, 834, Centro Histórico, completou seus 160 anos que foram celebrados em 11 de maio, tudo isso abrindo as portas da Ordem Maçônica para autoridades, lideranças empresariais, famílias e sociedade parnanguara. A intenção com este tipo de evento, com as colunas e matérias publicadas na Folha do Litoral News e publicações em redes sociais, tudo respeitando as leis maçônicas, é demonstrar que os maçons estão aqui, trabalhando diariamente para uma sociedade mais justa e fraterna. A Perseverança mostra que isso não é discurso, é algo feito na prática. São dezenas de idosos e centenas de crianças no Lar Perseverança e na Creche Perseverança sob os cuidados da Loja, que mantém as duas instituições, com o apoio do município, empresas e cidadãos.
Desmistificar a Maçonaria, combatendo notícias falsas seculares sobre a Ordem, é um foco contínuo de todos os Irmãos, da Loja Perseverança e de todos os seres humanos que prezam pela busca da verdade, da luz e do respeito ao próximo e a quem mais precisa de apoio social e filantrópico.
Responsável: Loja Maçônica Perseverança n.º 159 – Paranaguá – PR