conecte-se conosco

Maçonaria

Lar dos Idosos Perseverança

Os meados de março são significativamente marcantes para a Maçonaria parnanguara, em especial para os integrantes da Loja Perseverança, em razão de comemorar-se no dia 14 o aniversário de fundação do Lar dos Idosos Perseverança, que neste 2022 comemora 82 anos de existência

Publicado

em

A MAÇONARIA E A IGREJA
Foto: Arquivo

Os meados de março são significativamente marcantes para a Maçonaria parnanguara, em especial para os integrantes da Loja Perseverança, em razão de comemorar-se no dia 14 o aniversário de fundação do Lar dos Idosos Perseverança, que neste 2022 comemora 82 anos de existência. Nossa Loja Maçônica, uma das mais antigas, tradicionais e respeitadas do Brasil, completará em maio próximo 158 anos, o que significa dizer que mais da metade de sua existência tem sido dedicada à acolhida e assistência a necessitados através da instituição aniversariante. 

Em 1940, alguns homens de valor decidiram que Paranaguá necessitava de um local com visão filantrópica para auxiliar as pessoas socialmente vulneráveis da cidade. E no dia 14 de março daquele ano, uma quinta-feira, criaram a instituição inicialmente denominada Sociedade de Assistência aos Necessitados. Desde então, a entidade cultiva histórias, memórias e a passagem de muitas pessoas, não só os acolhidos como também os integrantes da Loja que a mantém e os profissionais que cuidam dos desamparados que chegam ao Lar. Muitas vezes com imensa dificuldade, essas pessoas desenharam e desenham cotidianamente os caminhos que conhecemos e são compartilhados com a sociedade.

O Lar dos Idosos faz jus a seu nome “Perseverança”, e chega a este seu 82º aniversário acolhendo e mantendo 64 idosos, constantemente atendidos por 50 funcionários, sendo 45 efetivos e 5 estagiários. Esta equipe de profissionais capacitados diariamente fortalece a entidade como uma marca da assistência social no tratamento ao idoso, uma entidade qualificada para o trabalho que desempenha. 

Os números variaram ao longo de tantos anos, conforme a possibilidade de manutenção característica em cada época, por vezes precária. Mas fato é que a história de uma Instituição não é representada apenas pela sua idade. A série sucessiva de acontecimentos ao longo de sua trajetória é marcada por eventos de grande importância que, unidos entre si, trazem a harmonia em seus objetivos.

Por essa razão, a manutenção da história e a valorização da memória estão alinhadas ao compromisso com a excelência no trabalho e o cuidado com a pessoa idosa. O Lar sobrevive, desde sempre, com o auxílio generoso da sociedade parnanguara, a partir de doações, contando também com o inestimável apoio das esferas políticas e empresariais do município. Tornou-se, assim, símbolo da contribuição social para todo o Litoral do Paraná, tendo como sustentáculo desses 82 anos a participação de todos que fazem parte da nossa história, contribuindo com o objetivo de melhor cuidar de nossos idosos desvalidos.

Já expressamos aqui que a filantropia é um dos pilares da essência da vida maçônica. A finalidade maior da Maçonaria é que os homens sejam livres, iguais entre si e se tratem como irmãos. Ela oficialmente se autodefine como sendo “uma instituição essencialmente iniciática, filosófica, filantrópica, progressista e evolucionista, cujos fins supremos são: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.” 

Por essa razão, a filantropia maçônica não é um objetivo em si nem mesmo pretende ser a solução para os problemas sociais, que não são poucos. O objetivo é encontrado no seu significado etimológico. Com origem nas palavras gregas para amor (philos) e homem (anthropos), literalmente representa a manifestação pelo Maçom daquilo que se busca aperfeiçoar: o profundo amor à humanidade; o desprendimento, a generosidade para com os outros; a caridade. “Toda espécie de obras, espalhadas em todos os países onde floresce a Maçonaria, comprovam a solidariedade humana dos Maçons. Estas obras humanitárias eles as sustentam com todo o desvelo e, muitas vezes, com sacrifício, como é o seu dever”. 

Responsável: Loja Maçônica Perseverança – Paranaguá – PR ([email protected])

Continuar lendo
Publicidade