O Paraná segue em destaque na geração de empregos formais. De janeiro a agosto de 2023, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta semana, foram criados 91.400 novos postos de trabalho no Estado. O desempenho foi o melhor do Sul do País e, no comparativo com todos os Estados, ficou atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, todos mais populosos que o Paraná.
O saldo positivo na geração de empregos é mais perceptível em algumas cidades do Estado do que em outras. Paranaguá já teve 743 novos postos de trabalho gerados neste ano e fica entre os municípios que empregaram mais de 500 pessoas, entre admissões e demissões.
O Caged foi criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O cadastro, além de mostrar a realidade dos municípios quanto a geração de empregos, serve como base para elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho. Também mostra aos Estados e ao País quais regiões precisam apoio a novos investimentos que gerem renda nas localidades.
O Governo do Estado atribui os bons índices de emprego do Paraná indicados pelo Caged a um reflexo do ambiente econômico propício a investimentos por parte da iniciativa privada, além de qualificação de mão de obra e boa infraestrutura do Estado.
Vale ressaltar que quando se fala de colocação ou recolocação no mercado de trabalho, se fala de oportunidades que são dadas para que as famílias possam ter mais qualidade de vida, autoestima e perspectiva. Os empregos refletem diretamente nesses aspectos e, por isso, a busca sempre é para que novos postos de trabalho sejam abertos para que o Paraná e seus municípios, dos grandes aos pequenos, consigam se desenvolver.