Editorial

Eleição para o Conselho Tutelar: por que votar?

Neste domingo, 1.º de outubro, a população tem uma missão importante, a de escolher os representantes do Conselho Tutelar

editorial

Para proteger os direitos das crianças e adolescentes no País, além da legislação, é necessária a atuação de agentes importantes, como a escola, o Poder Judiciário, as áreas da saúde, da assistência social, segurança pública e o Conselho Tutelar. Somente o trabalho em conjunto entre todos esses agentes pode contribuir para o enfrentamento da violência e demais casos de violação de direitos.

Neste domingo, 1.º de outubro, a população tem uma missão importante, a de escolher os representantes do Conselho Tutelar. Em Paranaguá, eles são cinco, que atuarão na proteção deste público. O órgão atua de diversas formas, entre as mais comuns, nos atendimentos às denúncias de casos de violência, abuso, abandono ou, ainda, para atender demandas nas áreas da educação e saúde. São os conselheiros que buscam cumprir o que está estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), legislação criada em 1990 conhecido em todo o mundo pela amplitude de seus preceitos.

Portanto, além da presença da população neste domingo às urnas, é preciso pesquisar sobre os candidatos e votar naqueles mais capacitados que possam garantir a boa representatividade do órgão e que tenham condições de atuar em nome daqueles que ainda não conseguem manifestar e lutar pelos seus direitos sozinhos.Essa é a oportunidade de os cidadãos atuarem como parte da rede de proteção à infância e juventude. Ao eleger conselheiros comprometidos com a causa, a comunidade compartilha a responsabilidade de garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam protegidos e respeitados. A escolha de uma boa equipe pode resultar em mudanças significativas na realidade desse público, especialmente entre os mais vulneráveis, e ajudará na criação de políticas públicas efetivas que possam assegurar ainda mais garantias. Evoluindo, assim, para uma sociedade mais protetora e responsável com suas crianças e adolescentes.

Você também poderá gostar

Eleição para o Conselho Tutelar: por que votar?

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Eleição para o Conselho Tutelar: por que votar?

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.