conecte-se conosco

Editorial

16.185 doses de esperança chegam ao litoral

Entre as doses enviadas constam imunizantes destinados para primeira e segunda aplicação, algo que não somente demonstra a preocupação do Estado e dos municípios com o início da imunização ofertado gratuitamente pelo SUS a cada vez mais cidadãos, como também o foco para que as pessoas completem o esquema vacinal totalmente contra a Covid-19

Publicado

em

Na sexta-feira, 20, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), enviou aos sete municípios do litoral um lote com 16.185 doses de vacinas contra a Covid-19. Imunizantes AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer foram repassados para a 1.ª Regional de Saúde (1.ªRS) demonstrando que o momento atual é de logística amplamente funcional e variedade de tipos de vacinas disponibilizadas à população, que deve fazer a sua parte, defendendo e participando desta campanha de vacinação, que é um das mais importantes da história da humanidade. 

Entre as doses enviadas constam imunizantes destinados para primeira e segunda aplicação, algo que não somente demonstra a preocupação do Estado e dos municípios com o início da imunização ofertado gratuitamente pelo SUS a cada vez mais cidadãos, como também o foco para que as pessoas completem o esquema vacinal totalmente. Não somente devemos procurar a dose inicial, como também devemos, obrigatoriamente, tomar a segunda dose para que a vacina atinja sua máxima eficácia contra a Covid-19.

Há de se ressaltar que, infelizmente, há pessoas que não compreenderam o momento crítico e triste que vivemos desde março de 2020, com uma doença que levou tantas vidas embora no litoral: a maioria delas de pessoas que não tiveram a chance de não tomar nenhuma dose ou tipo de vacina oferecida. Sendo assim, devemos não somente confiar na ciência, no SUS e na Anvisa, que aprovou todos os imunizantes oferecidos, como também não devemos entrar no grupo vergonhoso dos “sommeliers de vacinas”, que são aquelas pessoas que querem escolher o tipo de vacina que querem tomar. Este comportamento demonstra uma falta de fraternidade e sensibilidade social, bem como atrasa o avanço da imunização contra a pandemia. 

A vacina é a chave para a superação da pandemia. Por respeito, amor à vida própria, dos nossos familiares, amigos e colegas, devemos tomar as duas doses contra a Covid-19. Mais do que isso, devemos defender publicamente as vacinas e sua eficácia, pois as notícias falsas seguem circulando, prestando um verdadeiro desserviço à sociedade, ocasionando os já comentados “sommeliers”, bem como negacionistas da crise sanitária global que vivemos. Sim, a pandemia infelizmente prossegue, bem mais controlada do que em períodos anteriores, entretanto o vírus segue circulando. Enquanto todos nós não estamos vacinados e a Covid-19 é enfim superada, siga adotando as medidas preventivas e respeitando o próximo. Aguarde sua primeira e segunda dose, não tenha medo de celebrar a cura em Paranaguá ou no litoral. Muitos não tiveram esta chance e não estão mais aqui para tirar a histórica selfie na Estação Ferroviária. 

Em alta

plugins premium WordPress