conecte-se conosco

Paranaguá 375 anos

De Paranaguá para o “Mundo Sem Fim”

Renan Greinert passou a infância na cidade e hoje relata suas viagens em seu canal no YouTube

Publicado

em

De mochila nas costas e com o nome de Paranaguá na bagagem, Renan Augusto Guerra Greinert viaja o mundo levando e divulgando o nome da cidade. Ele passou sua infância em Paranaguá e, hoje, muitos o conhecem através do seu canal no YouTube, o “Mundo Sem Fim”, que já tem mais de 1,35 milhões de inscritos com muito conteúdo sobre suas viagens em mais de 700 vídeos.

Fotos: Divulgação Instagram “Mundo Sem Fim”

Engenheiro da Computação, foi quando trabalhava em São Paulo que conheceu Michele Oliveira Martins, sua parceira de vida e viagem. E foi dela que ganhou o terceiro integrante do canal, o Mucuvinha, um macaco de pelúcia que já rodou o mundo com eles “provando” sorvetes de vários países. Atualmente, eles estão do outro lado do mundo, no Japão, com vídeos já postados no canal.

Por diversas vezes em seus vídeos, Renan menciona Paranaguá, seja pelo resgate de alguma memória afetiva ou por algum lugar que lembre a cidade. “Eu nasci em Curitiba, mas foi por acaso. Minha mãe estava viajando por lá quando eu nasci. Mas vivi toda minha infância em Paranaguá. Só me mudei para Curitiba aos 13 por motivos de estudo”, disse Renan, que se considera parnanguara.

Lembranças

Ele também contou que ainda tem muitos amigos de infância que vivem na cidade. “Fico feliz em poder divulgar ao mundo o nome desta cidade que me traz muitas recordações boas dos meus tempos de moleque”, destacou.

A infância que o marcou foi cheia de brincadeiras de rua. “Eu vivia em uma rua com trânsito tranquilo, atrás do estádio do Rio Branco. Passava o dia inteiro brincando na rua. Uma das coisas que fazíamos era subir nas ruínas de um hotel abandonado que havia ao lado do estádio e assistir aos jogos de lá”, lembrou Renan.

Essas brincadeiras, segundo ele, fazem parte de suas melhores recordações, algo hoje considerado impossível para muitas famílias. “As minhas melhores recordações de Paranaguá são as de brincadeiras na rua, coisa que é quase impossível para as crianças que vivem em cidades grandes. Sempre que visito alguma cidade ou lugar onde as crianças ainda podem brincar na rua tranquilas eu me lembro de Paranaguá. Recentemente estivemos em Caracas e brincamos de rolimã em uma ladeira com umas crianças em um bairro afastado do centro. A lembrança de Paranaguá veio na hora”, frisou Renan.

Não faz muito tempo que ele visitou o litoral do Paraná, a última vez que esteve na região foi em 2021, gravando um vídeo para o canal, acompanhado de Michele, que relatou suas impressões sobre Paranaguá. “A minha primeira impressão foi que era muito quente (acho que descemos em um dos dias mais quentes do ano!). Mas, depois de me acostumar, percebi que a cidade é muito bonita e pouco explorada turisticamente. Acho que precisa ser mais divulgada. A borda do rio é espetacular, e aqueles bares deveriam estar cheios de turistas!”, declarou Michele.

Sobre o canal

O canal Mundo Sem Fim foi criado em 2015, mas só em 2018 que o casal começou a se dedicar realmente na divulgação de conteúdo sobre viagens na internet. Seus vídeos fogem do padrão de mostrar apenas os pontos turísticos e mais conhecidos dos destinos. O casal gosta de desbravar países menos conhecidos, culturas muito diferentes da do Brasil e bairros inexplorados e com características peculiares. Sem falar, é claro, da gastronomia típica de cada região, dos povos e da receptividade, com um discurso leve, sincero, realista e bem-humorado.

“São tantos destinos que gostamos de conhecer! Mas, geralmente, países fora da rota turística nos rendem boas aventuras. Alguns lugares que lembramos com bastante carinho são a Mongólia e o Mianmar”, afirmou Renan.

A meta do casal é seguir com as viagens, dividindo as aventuras no canal Mundo Sem Fim, até conhecerem o mundo todo. Aos seguidores e inscritos que acompanham as viagens do parnanguara e da sua parceira Michele, Renan deixou um recado. “Só queria mandar um abração a todos os bagrinhos!”, concluiu.

Em alta

plugins premium WordPress