Com a meta de imunizar 90% da população brasileira, foi ampliada para todos os públicos a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Desta forma, todas as pessoas acima de seis meses de idade já podem receber a dose em uma das unidades básicas de saúde. Em Paranaguá, a vacina também é disponibilizada no Terminal Urbano e a localização facilita o acesso e a procura pela vacina.
A ampliação do público foi anunciada pelo Ministério da Saúde na última semana com o objetivo de expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do inverno, estação em que as infecções respiratórias tendem a aumentar. O objetivo é que, principalmente, as pessoas mais suscetíveis à doença possam receber a vacina, que protege contra os três subtipos da gripe que mais circularam no ano anterior. Por isso, a importância de receber o imunizante anualmente.
Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, já foram distribuídas para todas as regiões do País. O quantitativo de imunizantes se faz necessário tendo em vista os números de óbitos já registrados. O Brasil contabilizou, até abril, 253 mortes por gripe neste ano. A vacina ajuda a reduzir a carga viral da doença, principalmente para idosos e pessoas com problemas de saúde. Com isso, se previne as hospitalizações e o sistema de saúde não fica sobrecarregado.
Em Paranaguá, foram vacinadas pouco mais de seis mil pessoas dos grupos prioritários, desde o início da campanha. Portanto, a expectativa agora, com a ampliação do público, é aumentar esse índice para proteger toda a população. Para isso, é necessário que os moradores procurem pela dose, que é gratuita e segura, e façam sua parte em prol da sua saúde e do coletivo.