conecte-se conosco

Editorial

Secretaria de Inclusão e novas ações em Paranaguá

Com um olhar atento de pais e professores, as crianças podem ser mais rapidamente diagnosticadas e encaminhadas para as terapias

Publicado

em

editorial

Paranaguá criou recentemente mais uma secretaria, a de Inclusão. Com um Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE), que já estava em pleno exercício, as ações voltadas para as pessoas com transtornos e deficiências foram ampliadas. Na sexta-feira, 21, foi inaugurada mais uma novidade referente a pasta, uma sala voltada para o atendimento de crianças com dislexia. O transtorno, ainda pouco conhecido pela população em geral, afeta a linguagem das crianças e prejudica o seu desenvolvimento. O diagnóstico costuma acontecer na fase escolar, quando o estudante começa a ser alfabetizado, mas outros sinais já podem ser percebidos antes dessa fase.

Desta forma, é importante que o município esteja preparado para atender as mais diversas necessidades dos alunos matriculados na rede municipal de ensino para que estes possam se desenvolver da melhor forma e com todos os recursos e profissionais especializados disponíveis. 

O objetivo da Secretaria de Inclusão é desenvolver programas, projetos e ações a fim de fortalecer a Política Municipal de Educação Especial, garantir acessibilidade, o direito à educação aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades e/ou superdotação, entre outros.

À medida que esses espaços são criados e os transtornos começam a ser mais discutidos na sociedade, também se aumenta o conhecimento e, assim, com um olhar atento de pais e professores, as crianças podem ser mais rapidamente diagnosticadas e encaminhadas para as terapias.

Quem ganha com isso são estudantes, que podem desde cedo aprender a como lidar com as suas dificuldades; e as famílias, que aprendem a não julgar essas crianças por desconhecimento da situação. Que o município caminhe cada vez mais para ser uma cidade mais inclusiva e com aparatos para garantia dos direitos da população.

Publicidade






Em alta