O Paraná definiu o Dia D de Vacinação. A mobilização será no dia 15 de abril e visa abranger toda a população, crianças, jovens, adultos e idosos para completar o esquema vacinal com doses que estão em falta na carteira de vacinação. Na data, também serão disponibilizadas vacinas da Covid-19 e da Influenza, além das outras doses que compõem o Programa Nacional de Imunizações.
O objetivo da campanha é retomar e ampliar as altas coberturas vacinais no Paraná, que sofreram quedas em anos anteriores, não alcançando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, para proteção da população. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da população despencou entre 2019 e 2021. Em 2021, foram menos de 59% dos cidadãos imunizados. Em 2020, o índice era de 67% e em 2019, de 73%. No Paraná, os índices chegaram mais perto da meta em 2022 com as campanhas de conscientização realizadas.
A intenção da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), é que os pais e responsáveis, além de levar as crianças para vacinar, aproveitem a data para colocar em dia a própria carteirinha de vacinação.
A Sesa iniciou a Campanha de Vacinação 2023 na última semana, que inclui a aplicação da dose bivalente contra a Covid-19. O Paraná, na sexta-feira, 3, já recebeu mais 97,2 mil doses no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). Desta forma, as regionais de saúde já devem ter mais doses bivalentes para aplicação na próxima semana.
Portanto, espera-se que a população faça adesão ao Dia D e aproveite para atualizar a carteira de vacinação de toda a família. As vacinas são gratuitas, são disponibilizadas todo o ano nas unidades de saúde, mas as campanhas ajudam a reforçar a importância de cada uma delas para a saúde pública.