Na coluna desta semana abordaremos a data de 22 de agosto que é comemorado o dia do folclore.
A data foi instituída no Brasil no ano de 1965, por meio do decreto 56747/1965, efeito de um grande estudo sobre cultura popular que já havia no país desde o século XIX.
No ano de 1951 aconteceu o “I Congresso Brasileiro de Folclore”, no qual foi elaborada a carta do folclore brasileiro que, trazendo: “Constituem o fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular e pela imitação e que não sejam diretamente influenciadas pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam ou à renovação e conservação do patrimônio científico e artístico humanos ou à fixação de uma orientação religiosa e filosófica.(…) São também reconhecidas como idôneas as observações levadas a efeito sobre a realidade folclórica, sem o fundamento tradicional, bastando que sejam respeitadas as características de fato de aceitação coletiva, anônima ou não, e essencialmente popular”.
Desta forma, na atual conjuntura do País, é necessário lembrar de datas que tendem ao esquecimento, para que as novas gerações tomem conhecimento de elementos culturais do país.
No folclore brasileiro temos Saci-pererê, Curupira, Iara, Bumba meu boi (que também é celebrado em festa), Lobisomem, Mula sem cabeça, Carnaval, frevo e maracatu rural, o forró, a catira, a quadrilha, e por aí vai.
Como não lembrar do saudoso “sítio do pica-pau amarelo”, em que Monteiro Lobato trabalhava essas várias figuras do nosso folclore.
Portanto, nesta data especial, que não nos esqueçamos dos nossos laços culturais que formam esse país tão rico culturalmente!
Viva o folclore e a cultura brasileira!
Brasil, 19 de agosto de 2022 , 681 mil mortes por COVID-19, e 13,9 milhões de desempregados.
Paulo Henrique de Oliveira é mestrando em administração pública, pós-graduado em direito administrativo, com MBA em gestão pública, extensões em ciências políticas, direito eleitoral e ciências sociais, e graduações nas áreas de administração de empresas, gestão de negócios, ciências políticas, e direito. É o Executivo do Podemos no Estado do Paraná, Ex Secretário de Saúde de Paranaguá, e atual Secretário de Saúde de Matinhos.