No dia 29 de julho a cidade de Paranaguá completa 374 anos, uma data comemorativa rica em história. Por volta de 1550 começava o povoamento do litoral do Paraná, na ilha da Cotinga, que servia de ponto referencial no processo de exploração. Pernaguá, Parnaguá, Paranaguá, era assim que os índios denominavam a formosa baía que na língua tupi-guarani significa Grande Mar Redondo. Como símbolo de poder e justiça de El-Rei, em 1646 foi erigido o Pelourinho, e dois após, em 1648, a povoação tornou-se vila, chamando-se Vila de Nossa Senhora do Rocio de Paranaguá, passando a condição de cidade em 1842.
Durante esta semana do aniversário de 374 anos de Paranaguá, acontecerão diversos eventos alusivos à comemoração: os Shows Nacionais com a dupla sertaneja Marcos & Belutti e com o cantor gospel Davi Sacer no Estádio Fernando Charbub Farah, o Festival da Tainha nos restaurante, o Baile de Fandango com o grupo Viola Afinada do Mestre Zeca no Mercado do Café, o Espetáculo de Gala da Escola de Teatro Bolshoi e a Apresentação da Orquestra Filarmônica de Antonina no Teatro Municipal Rachel Costa, e o VI Encontro de Carros Antigos de Paranaguá em frente a Estação Ferroviária.
Tradicionalmente, durante a comemoração do aniversário, Paranaguá proporciona uma programação vasta de entretenimento para o morador e o turista, mas que durante o ano inteiro podem ter a privilégio de percorrer as ruas e ver os monumentos, as edificações e igrejas históricas; navegar pela baía entre as ilhas e as comunidades contemplando as belezas naturais; dançar um fandango no mercado do café ou na comunidade; provar da gastronomia caiçara: da tainha cambira ao pirão de peixe e ao barreado; ter uma vista panorâmica do porto enquanto passeia de barco pela baía; e observar os casarios antigos pelas margens do rio Itiberê que, além de imensa beleza, contam a história da cidade berço da civilização paranaense.