A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paranaguá, realizou na tarde de quarta-feira, 4, a premiação das 30 escolas participantes da campanha “Todos Contra a Dengue”, que consiste na arrecadação e recolhimento de resíduos recicláveis que serão destinados às cooperativas de catadores. A solenidade aconteceu na Arena Albertina Salmon, durante a Semana do Meio Ambiente na cidade. O projeto foi implantado no mês de março deste ano e quase 3 meses depois, foram recolhidas cerca de 20 toneladas de lixo reciclável pelas escolas municipais.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Dair Fadel, explica como funcionou, na prática, o projeto de recolhimento de lixo reciclável, implantado em 30 escolas municipais da cidade. Os materiais foram trazidos pelos próprios alunos, com o objetivo de combater a proliferação do mosquito na cidade. “Nós distribuímos mais de 30 big-bags em 30 escolas municipais e as crianças traziam dia a dia todo o material que tinha em casa, que poderiam ser recicláveis. Nós fornecemos as relações dos materiais, e eles atendendo a esse pedido fizeram uma disputa. A escola campeã, a vice-campeã e a terceiro lugar, vão receber uma premiação por esse comprometimento no uso do material a ser reciclado”, explicou o secretário Fadel.

A secretária Municipal de Saúde, Patrícia Scacalossi, ressaltou como foi a mobilização das escolas com o projeto. “A Secretaria de Saúde está muito feliz com esse projeto. É um projeto em que as crianças se engajaram no projeto de conscientização da reciclagem e da retirada do lixo reciclado do meio ambiente, promovendo uma ação em saúde, evitando focos do mosquito da dengue. Então foi muito gratificante para a Secretaria de Saúde, em parceria com a educação, meio ambiente, trabalhar nessa questão da conscientização, que é os pequenos que a gente precisa conscientizar para que a população cresça, para que eles cresçam cidadãos responsáveis pelas ações em saúde do município”, ressalta Scacalossi.

Segundo ela, Paranaguá possui um histórico negativo em relação ao lixo e, ao assumir a pasta da Saúde, verificou, por meio do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue estava alto no município, principalmente em alguns bairros. No entanto, após a ação, o índice de infestação caiu de aproximadamente 4,6 para 3,6. “A cidade mais limpa, ela preserva a nossa saúde. Então é muito importante as crianças terem essa conscientização. Nada mais justo do que premiar um trabalho tão bonito”, completou Scacalossi.
A secretária Municipal de Educação, Fabíola Arcega, agradeceu às escolas participantes e, durante a solenidade, destacou que as três primeiras colocadas arrecadaram mais de 180 big bags de material reciclável. “Como disse o próprio secretário do Meio Ambiente, o quanto isso é importante. Esse produto vira recurso, vira sustento para uma família. Também agradeço o envolvimento das diretoras, dos pedagogos e pedagogas, de todos os profissionais do magistério público municipal, de todos os serviços gerais e agentes operacionais que puderam estar conosco. Agradeço a parceria estabelecida com a Secretaria do Meio Ambiente, com a Secretaria de Saúde, que só assim a gente pôde fazer esse evento ficar tão bonito”, disse Arcega.

A vice-prefeita Fabiana Parro, falou sobre a importância do envolvimento das crianças no quesito conscientização do meio ambiente e enalteceu a positividade da campanha. “Foi tão lindo ver a participação das crianças e é exatamente esse o objetivo da ação, para que as crianças entendam a importância dessa separação do lixo. O que o lixo pode causar na nossa cidade, além de deixar a nossa cidade feia, a questão da dengue, a questão da saúde e o quanto as crianças podem contribuir também. Então, eu acho que o objetivo do evento foi alcançado, além dessa coleta expressiva de lixo, além disso, a conscientização das crianças. E esse trabalho é um trabalho que não vai ser feito só na Semana do Meio Ambiente, é um trabalho a pedido do nosso prefeito Adriano Ramos, que as escolas trabalhem isso com as crianças, essa conscientização, para que elas também sejam formadores de opinião e levem isso para dentro das suas casas, para que juntos a gente possa resolver esse problema que é a questão do lixo na nossa cidade”, disse Fabiana.

A vice-prefeita ressaltou a expressiva redução dos casos de dengue na cidade, resultado também da campanha realizada, e citou os problemas enfrentados com a presença dos ratos no município. “A nossa secretária trouxe esse dado, que é nítido a diminuição dos casos. Então, isso só reforça o que a gente vem dizendo de que lixo é um problema não só visual, mas para a saúde também. Não só a dengue, a gente tem ratos, a gente tem tantas outras doenças que podem ser transmitidas, e nós, moradores da nossa querida Paranaguá, a gente pode sim e deve contribuir. A prefeitura não vai conseguir resolver esse problema do lixo sozinha. A população precisa ter essa conscientização de que o lixo não pode ser descartado em qualquer lugar, a gente não pode jogar lixo na rua, porque isso acaba prejudicando a nós mesmos, com essas doenças que podem ser trazidas junto com esses lixos”, explicou Parro.
Escolas que mais arrecadaram materiais recicláveis em 1.º, 2.º e 3.º lugar:
- 1.º lugar – Escola Municipal Presidente Costa e Silva;
- 2.º lugar – Escola Municipal em Tempo Integral “Takeshi Oishi”;
- 3.º lugar – Escola Municipal Hugo Pereira Correia.
Confira mais fotos da cerimônia:






