conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Paranaguá já tem doses da vacina XBB contra a Covid-19

Devem tomar as doses crianças de seis meses a quatro anos e grupos prioritários

Publicado

em

acina XBB contra a Covid-19
Foto: Prefeitura de Paranaguá

A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá começou a campanha de imunização com a vacina XBB contra a Covid-19. O público-alvo neste momento inclui crianças de 6 meses a 4 anos de idade e grupos prioritários, conforme recomendação do Ministério da Saúde. As doses estão disponíveis somente em duas unidades básicas de saúde, no Centro de Saúde Gabriel de Lara e na unidade “Sueli Dutra Alves” (Caic), no bairro Nilson Neves.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Paranaguá, Cleonice Ferreira, destacou quem deve procurar pela dose.

“Crianças nessa faixa etária e pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem se vacinar. Destacamos a importância da imunização para gestantes, puérperas e idosos”.

Pessoas a partir de 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e nunca foram vacinados (nenhuma dose contra a Covid-19), terão a oportunidade de se vacinar com o esquema primário – uma dose da vacina Covid monovalente (XBB).

Sobre a vacina XBB contra a Covid-19

A vacina XBB, conhecida como Spikevax monovalente, é fabricada pela farmacêutica americana Moderna e substituirá todas as outras anteriormente utilizadas contra o vírus da pandemia em todo o Brasil. Essas vacinas faziam parte da rotina da população no início da campanha de vacinação, que controlou a situação epidemiológica globalmente.

A vacina Covid-19 Monovalente (XBB) é amplamente utilizada em outros países e possui a vantagem adicional de ser adaptada para a variante XBB.1.5, uma subvariante da Ômicron com alta resistência imunológica e rápida propagação.

O Ministério da Saúde recomenda o uso da vacina XBB em toda a população entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, que não foi vacinada ou possui esquema vacinal incompleto das vacinas anteriores. O esquema vacinal consiste em duas doses.

Além disso, a vacina XBB pode ser utilizada como dose de reforço em grupos prioritários. Esses grupos incluem trabalhadores da saúde, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com deficiência permanente e comorbidades a partir de cinco anos, além de pessoas em instituições de longa permanência e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas a partir de 12 anos. A estratégia de vacinação deve ser executada pelos municípios, seguindo as recomendações federais.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

No momento, a população entre 5 e 59 anos, que não faz parte de nenhum grupo prioritário, não recebe a recomendação de vacinação com a XBB, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá e Ministério da Saúde

Publicidade






Em alta