conecte-se conosco

Verão

Pastéis e bolinhos estão em alta no Mercado do Café de Paranaguá

Movimento aumentou com a temporada trazendo turistas de todas as partes

Publicado

em

O movimento no Mercado do Café de Paranaguá aumentou por causa da temporada de verão. Diariamente passam pelo local centenas de pessoas, entre parnanguaras e turistas, atraídos pela qualidade dos produtos servidos. 

Com mais de 70 anos de tradição, o espaço é roteiro certo para quem vem passear no litoral. Os comerciantes que trabalham no mercado representam a tradição dos bolinhos e pastéis que são mantidos pela mesma receita há mais de três gerações.

A pastelaria Kubo, por exemplo, hoje mantida por Sergio Kubo, é procurada pelo sabor dos pastéis. Apesar de serem feitos no próprio box, onde todos podem conferir o modo de preparo, ninguém faz igual. O segredo vem de longa data.

O atual proprietário da pastelaria conta que o modo de preparo começou com seu avô, há 68 anos. O tradicional de carne é um dos mais vendidos, mas o de camarão, bem temperado, os turistas também não dispensam.

O movimento é grande o ano inteiro, mas com a temporada as vendas aumentaram em 50%. “O mais importante é que muitas pessoas de fora estão levando esse sabor como lembrança de Paranaguá”, define Kubo.

O aumento também foi confirmado no box Café do Cica, mantido pela família de Guaracy Maristani. Desde o final do ano, as vendas foram impulsionadas pelo movimento no ponto de embarque para a Ilha do Mel.

No Cica, a tradição fica por conta do bolinho de camarão, pois segue o mesmo modo de preparo dos anos de 1950, quando era de outro proprietário. De acordo com o funcionário Michel Block Sanches, muitos turistas passam pelo mercado diariamente.

Michel Sanches conta que os bolinhos e as bananas recheadas são muito procurados

“O movimento aumentou bastante no verão. Temos clientes de todas as partes, 50% são do litoral como das ilhas aqui da nossa baía. Tem também turistas do exterior como aconteceu na semana passada com um norueguês que provou pela primeira vez os bolinhos de camarão e acabou levando mais. O que mais apreciam em nosso box são as bananas recheadas, os bolinhos de camarão e os bolinhos de aipim com carne”, ressalta.

 

O Mercado do Café serve iguarias incomuns como também os pastéis recheados com carne de siri, além de refeições à base de frutos do mar. É justamente na hora do almoço que o movimento é maior.

No box da Leticia Martins fregueses preferem os bolinhos  de camarão

A garçonete Leticia Martins conta que no box em que trabalha os salgados mais vendidos também são os bolinhos de camarão. “O mercado é conhecido pelos pastéis, mas os bolinhos de camarão não perdem na procura,  em qualquer hora do dia”, conta.

Os parnanguaras são os maiores frequentadores do mercado. O casal Leandro Ferreira e Carla Pesch mora em Paranaguá e conta que prestigia o mercado pelo menos uma vez por semana. “Os pastéis são muito bons. É um sabor que só encontramos aqui”, afirma o rapaz.

O Mercado do Café funciona das 7h às 18h (segunda à  sábado) e aos domingos e feriados ate às 15h.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress