conecte-se conosco

Utilidade Pública

Hemepar Paranaguá precisa de doações para manter estoque na temporada de verão

Acidentes e internamentos que precisam de doação de sangue aumentam no verão, enquanto doações reduzem, isso intensifica a necessidade de aumento de doadores no Hemepar

Publicado

em

Atendimento a doadores acontece de terça à sexta-feira no horário das 8h às 11h30 e das 13h às 16h

Com a temporada de verão 2019-2020 iniciada no dia 21 de dezembro de 2019, no litoral do Paraná, o fluxo de turistas aumenta consideravelmente na região, o que, consequentemente, ocasiona acidentes, afogamentos e outros tipos de ocorrência, gerando demanda por utilização do banco de sangue da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). O banco é formado por doações de sangue de cidadãos do litoral e do Paraná, sendo que este sangue é utilizado em pacientes do Hospital Regional do Litoral (HRL), principal casa hospitalar da região, bem como outras unidades de saúde da região e do Estado.

De acordo com Nádia Cristina Tadra, assistente social da UCT de Paranaguá, o Paraná conta com 22 centros do Hemepar, sendo que no litoral as doações se centralizam na unidade parnanguara, que conta com a chefia de Ricardo José Nascimento Moura. “A UCT tem a responsabilidade de atender a demanda transfusional de toda rede hospitalar e clínica aos conveniados da região litorânea. Para manter um estoque de sangue seguro, de qualidade, e em quantidade suficiente, para tratamento de pacientes que necessitam de transfusões, conta tão somente, com as doações voluntárias de sangue”, explica.

Segundo Nádia Tadra, uma doação pode beneficiar até quatro vidas e deve ser feita com regularidade para que o estoque nunca baixe. “Na temporada de verão, quando aumenta a população litorânea, costumam ocorrer mais acidentes e internamentos, impactando na demanda de sangue, ou seja, bem nesta época, em que há a diminuição do número de doadores, aumenta a necessidade de reposição do estoque. Reafirmamos que independente do seu tipo sanguíneo, sua doação é importantíssima para manter o estoque de sangue estável”, explica.

ONDE DOAR E EXIGÊNCIAS PARA SER DOADOR

O Paraná conta com 22 centros do Hemepar, sendo que no litoral as doações se centralizam na unidade parnanguara

As doações de sangue podem ser feitas na UCT de Paranaguá, que fica na Gabriel de Lara, 657, no bairro Alto São Sebastião. “Os critérios básicos para doação são: estar em boas condições de saúde; ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo pai ou mãe ou responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; estar alimentado (evitando alimentos gordurosos); ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; bem como apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial”, explica a assistente social.

De acordo com Nádia, existem impedimentos temporários e outros definitivos para ser doador. “Por isso todo doador passa por triagem clínica antes da doação. No caso de dúvida pedimos para que entrem em contato conosco pelos telefones: (41) 3420-6663 ou 3420-6662, ou que venha até a unidade”, informa.

ATENDIMENTO

O Hemepar Paranaguá atende semanalmente de terça à sexta-feira no horário das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. “Nas segundas-feiras, realizamos serviços internos, orientação e entrega de certificado aos doadores das 8h às 12h e das 13h às 17h”, finaliza Nádia Tadra.

 

 

 

Continuar lendo
Publicidade