conecte-se conosco

Turismo

Zoológicos atraem público de todas as idades

As atrações brasileiras recebem 30 milhões de visitantes por ano

Publicado

em

A diversidade animal e vegetal existente no planeta desperta curiosidade em todas as idades e garante que os zoológicos brasileiros estejam entre os principais atrativos turísticos em todo o País. De acordo com a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), as atrações recebem 30 milhões de visitantes por ano.

Além de ser um local de divertimento e aprendizado para crianças e adultos, os 84 zoos brasileiros são santuários de preservação de animais em extinção e fontes de pesquisa para a melhoria dos ecossistemas. A Agência de Notícias do Turismo selecionou algumas opções para as férias de julho. Confira:

 

Norte

Mangal das Garças (PA) – O mangal é um pedaço da riqueza amazônica em Belém. Flamingos, borboletas e garças são as maiores atrações, o parque ecológico também abriga aves em geral. Tradição e aventura se misturam durante a visita, pois o turista fica próximo de aves no Viveiro das Aningas e conhece a história da região no Memorial Amazônico da Navegação. Na programação, também estão inclusos teatro e educação ambiental.

 


O mangal das Garças é um pedaço da riqueza amazônica em Belém

 

 

Nordeste

Zoo de Salvador (BA) O zoo é considerado um centro de referência no tratamento de animais em extinção. Das 158 espécies, 34 estão ameaçadas e são cuidadas pelos técnicos do local. Além de conhecer os animais, o visitante pode fazer uma trilha, aprendendo um pouco mais sobre os bichos e a vegetação. O zoo conta com uma clínica veterinária, museu, botânica, educação ambiental e quarentena para animais recém-chegados ou em tratamento de saúde.

 

Centro-Oeste

Zoo de Brasília (DF) O zoo foi inaugurado em 1957 – antes mesmo da fundação de Brasília – e conta com 826 animais e 185 espécies de aves, répteis e mamíferos, alguns deles nativos do cerrado. A particularidade do local é manter 12 hectares destinados para a produção dos alimentos dos bichos. Além dos animais, o zoo tem Museu de Ciências Naturais, Borboletário, área para camping, playground e lagos artificiais que servem como lazer para visitantes e moradores na região.

 

Sudeste

Zoológico de São Paulo (SP) – Um dos maiores zoos do País ocupa uma área de quase 900 mil m² de Mata Atlântica e abriga três mil animais. Cerca de 1,5 milhão de pessoas visitam o local anualmente. Animais de diferentes biomas podem ser vistos, com destaque para os bichos típicos da Mata Atlântica como bugios, bichos-preguiça, tatu e tucanos-de-bico-verde. Visitas noturnas para acompanhar as noites dos tigres de bengala e leões são atrativos oferecidos pelo local.

 

Sul

Gramado Zoo (RS) – No lugar de grades e jaulas, vidros blindados e viveiros de imersão reproduzem o habitat das espécies. Os 800 animais do zoo pertencem à fauna brasileira e a vida noturna de alguns deles pode ser observada pelos visitantes. Nas férias, atrações como falcoaria (contato e conhecimento sobre aves de rapina), oficinas e encontro com a onça mascote trazem diversão para quem visita o zoo.

 


No Sul, o Zoo de Gramado é referência

 

 

Fonte: Ministério do Turismo
Foto de Capa: Zoológico de Salvador

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress