conecte-se conosco

Turismo

Fé atrai visitantes ao Santuário de Nossa Senhora do Rocio

Estima-se que cerca de 100 mil pessoas passem pelo local durante a festa

Publicado

em

O turismo religioso movimenta muitos brasileiros em todo o País até locais que fazem questão de manter a tradição proveniente da fé. Paranaguá tem grande potencial neste ramo por ter o privilégio de abrigar o Santuário que acolhe a padroeira do Paraná. Grande parte dos devotos visitantes do Santuário nesta época da Festa de Nossa Senhora do Rocio é de Curitiba, devido à proximidade e à quantidade de moradores na capital.

Para muitas pessoas, visitar Paranaguá no mês de novembro significa agradecer as graças recebidas e também um momento de fazer intenções e pedidos a Nossa Senhora. Selma Oliveira de Sá, que reside em Curitiba, contou que há 10 anos participa das romarias organizadas pela paróquia da qual participa. “A minha paróquia em Curitiba no Boqueirão faz todos os anos romarias para o Rocio. No ano passado, eu vim, minha mãe estava com câncer, fiz um pedido a Nossa Senhora e fomos atendidos. Viemos neste ano para agradecer essa graça recebida. Neste ano, deixamos de vir em romaria e viemos por conta para agradecer essa bênção”, relatou Selma.

A família de Selma optou por fazer um "bate e volta" para Paranaguá, retornando no mesmo dia para casa, com isso passaram o dia visitando a cidade. “Viemos especialmente agradecer as graças recebidas por intercessão da padroeira do Paraná”, afirmou.

Com relação à estrutura oferecida para a festa, um dos fatores que precisaria de mais atenção, para o marido de Selma, Odivaldo Cardoso de Sá, é o estacionamento. “Essa questão ainda é um pouco complicada. Tem tanta gente que vem de fora e deveria ter um local melhor para estacionar os veículos”, observou Odivaldo. Selma e sua família optaram por visitar o Santuário em um dia de pouco movimento. “Como turista, em um dia tranquilo, por tudo que a gente observou, está suficiente”, analisou.

Para Rejane Ramos de Oliveira, que é de Curitiba, mas mora em Pontal do Paraná, a visita ao Santuário é novidade, já que esta é a primeira vez que participa da festa. “Somos católicos e vejo que a festa é uma maneira do pessoal daqui ter uma renda, para movimentar a economia local, o que já é bem tradicional para a população”, abordou Rejane.

Há cinco anos, Irani Soares frequenta o Santuário do Rocio no mês de novembro. “Sou católica desde que nasci e o que me atrai é a devoção das pessoas. Todo o ano faço a intenção de vir e cumpro minha promessa, ela tem atendido a todos os meus pedidos”, relatou.

De acordo com Irani, a presença do feriado de Proclamação de República no mesmo dia da Padroeira facilita a vinda de mais turistas. “Geralmente chego no domingo e fico até terça-feira. Acho o receptivo da festa muito bom e procuro sempre por pousadas, que são mais em conta, e os valores também não são abusivos nesta época da festa”, avaliou a devota de Nossa Senhora do Rocio.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress