Logotipo

Dicas podem ajudar o consumidor a reconhecer ofertas e achar passagens promocionais

07 de maio de 2019

Comprar com antecedência é fundamental para garantir o melhor preço

Compartilhe

Quer encontrar passagens aéreas em promoção, mas não sabe como começar as buscas? Com alguns procedimentos simples - e fáceis de serem seguidos - você irá conseguir encontrar os melhores preços e, com isso, economizar na hora da compra.

1. Compare os preços

Se você tem interesse em alguma rota, cheque os voos dela algumas vezes na semana para identificar qual o valor que costuma aparecer. Dessa forma, ao saber o preço real e recorrente, você conseguirá reconhecer uma boa promoção.

2. Seja flexível nas datas e evite horários de pico

Não há como negar que viajar é bom – e pagar barato é melhor ainda. Para que isso possa acontecer, uma das opções é flexibilizar a data da viagem, além de evitar embarcar na sexta-feira à noite e voltar domingo à noite ou na segunda-feira pela manhã.

3. Crie um alerta de preços para achar passagens aéreas em promoção

Ao invés de entrar de hora em hora ou ficar acordado de madrugada na expectativa de encontrar uma promoção, crie um alerta de preços. Com isso, é possível escolher o local para onde quer ir, o preço máximo que gostaria de pagar na passagem e, quando ela for encontrada, irá receber uma notificação.

4. Cadastre-se para receber notificações e newsletters

Para não perder nenhuma promoção, a dica é fazer o cadastro para receber e-mails e notificações de metabuscadores e das próprias companhias aéreas. Todos esses mecanismos são importantes, principalmente para alertar sobre preços mais baixos, uma vez que eles costumam durar poucas horas e, quem não fica sabendo com rapidez, pode perder a oportunidade.

5. Compre com antecedência

Planejamento é essencial para encontrar passagens aéreas em promoção. No caso das nacionais, o ideal é fazer a compra com antecedência de três semanas a dois meses da viagem. Já em relação às internacionais, a recomendação é de 60 a 75 dias antes.

6. Busque rotas alternativas

Outra dica valiosa para conseguir passagens baratas é buscar rotas alternativas. A rota mais movimentada do Brasil é a ponte-aérea Rio-São Paulo e costuma sair mais barata se você buscar voos por Galeão e Guarulhos, respectivamente.

7. Acompanhe as mídias sociais das companhias

É muito comum que uma empresa aérea lance uma promoção de passagens – e, por isso, vale a pena ficar de olho. Ao acompanhar as mídias sociais das companhias aéreas, você se informa mais rápido sobre as ofertas e possíveis mudanças de regras, o que também é importante.

8. Faça as pesquisas com calma

A viagem traz ansiedade, mas é necessário deixar a afobação de lado para buscar passagens promocionais. Se você tiver sorte e logo encontrar uma passagem mais em conta logo no começo, maravilha. Mas, de qualquer forma, é fundamental pesquisar com calma.

9. Conheça o calendário do seu destino e fuja da alta temporada

Passagem aérea barata e alta temporada não combinam. Dificilmente, você conseguirá achar um bom preço na alta, mas você sabe quando é a alta temporada para o seu destino? Isso depende de uma série de fatores: para destinos de praia, o verão será alta temporada. Para destinos de neve, será no inverno.

10. Ao ver uma promoção, compre uma passagem de cada vez

Sabe quando aparece uma promoção bombástica e, na hora que você vai fazer a compra com todos os seus amigos ou sua família, o preço volta ao normal? Quando isso acontecer, repita a operação e coloque no carrinho de compras apenas uma passagem: a sua.

Fonte: Turismo iG

Colunistas