Logotipo

Confira as atrações turísticas no mês de aniversário de Paranaguá

09 de julho de 2019

Visitantes podem conhecer diversos locais que unem história, cultura e belezas naturais na cidade mãe do Paraná

Compartilhe

No mês de julho, Paranaguá costuma receber muitos visitantes que, além de participarem da Festa da Tainha, Feira das Nações e das atrações de aniversário da cidade, aproveitam a passagem para conhecer os pontos turísticos. A Rua da Praia, com seus casarios às margens do Rio Itiberê, é local obrigatório de quem passa por Paranaguá, mas também há outros locais bastante emblemáticos como: Aquário Marinho, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Santuário de Nossa Senhora do Rocio, Centro Histórico, Mercado do Café, Mercado do Artesanato, Mercado Municipal Nilton Abel de Lima, além dos passeios de barco.

A 9.ª Festa Nacional da Tainha encerrou no dia 7 de julho. Em seguida, tem início a Feira das Nações, com diversas atrações na Praça de Eventos Mário Roque, entre eles: feira de artesanato, desfile festivo, shows musicais, show pirotécnico e outras atrações em comemoração ao aniversário de 371 anos do município, no dia 29 de julho.

Aquário Marinho de Paranaguá ficará aberto todos os dias da semana, das 10h às 17h30, no mês de julho

AQUÁRIO

Neste mês de julho, o Aquário Marinho de Paranaguá irá funcionar todos os dias da semana, das 10h às 17h30. O passeio é indispensável para toda a família, que pode aprender mais sobre o fundo do mar de maneira interessante, tendo noções de educação ambiental.

Os visitantes podem optar pela visita livre ou monitorada. Se preferir pela visita com monitor, é preciso fazer agendamento prévio com a equipe do Aquário, sendo esta a melhor opção para quem viaja em grupo.

O espaço é dividido em três andares, com mais de 26 recintos com animais de diversas espécies. É possível conhecer animais exóticos como o tubarão, diversas espécies de raias e jacaré. O local também tem auditório, espaço para exposições, loja de suvenires, Espaço Criança com livre acesso aos visitantes, sala de Realidade Virtual e mirante.

Mais informações podem ser obtidas no site do Aquário (www.aquariodeparanagua.org) ou pelo telefone (41) 3425-8063.

MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA

No Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), em Paranaguá, os turistas podem conferir algumas exposições que estão disponíveis ao público, além do próprio prédio já ser motivo de visita pelo seu valor histórico e cultural.

A exposição“Entre Conchas – Modos de Vida nos Sambaquis”, trata da cultura material dos antigos povos indígenas habitantes do litoral. Já a exposição “Nhande Mbya Reko” será aberta no dia 11 de julho, às 14h, e permanece até o dia 4 de agosto. Trata-se de uma parceria com comunidades guaranis do litoral paranaense, com o objetivo de mostrar aspectos da vida e do pensamento indígena.

O MAE está localizado na Rua XV de Novembro, 575, no Centro Histórico, e fica aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 20h.

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DO ROCIO

A visita ao Santuário de Nossa Senhora do Rocio pode ser realizada durante todo o dia. A programação religiosa é diária, com novenas e missas. No dia 13 de julho, o santuário realiza a Noite do Barreado, após a missa das 19h, no Salão Social. Os ingressos devem ser comprados antecipadamente na secretaria ou na Rádio Difusora Mais FM, no valor de R$ 30,00 por pessoa. O santuário está localizado na Praça Thomaz Sheehan, 211, bairro Rocio.

MERCADO DO CAFÉ

O Mercado do Café antigamente era o ponto de degustação da iguaria, servido com outros pratos típicos da região. Parte dessa tradição foi mantida no município e, atualmente, é referência de centro gastronômico com refeições à base de frutos de mar e comida típica do litoral, além dos tradicionais bolinhos de camarão, de banana e o famoso pastel. O espaço está localizado na Rua General Carneiro, s/n.º, no Centro Histórico e fica aberto de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h, e domingo, das 7h às 15h.

Mercado do Artesanato é ponto de venda de lembranças de Paranaguá

MERCADO DO ARTESANATO

O Mercado do Artesanato, antigo local de comercialização de peixes pelos pescadores, hoje é um ponto de venda de bordados, camisetas e outras lembranças da cidade mãe do Paraná. O mercado está localizado também na Rua General Carneiro, no Centro Histórico, ficando aberto de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h.

Passeios de barco pela baía de Paranaguá costumam encantar os turistas

PASSEIOS DE BARCO

Na Rua da Praia, os turistas podem comprar passeios de barco. O mais comum é que vai até o Porto de Paranaguá, mas também há roteiros que incluem a comunidade de Amparo, Ilha Rasa, Piaçaguera, Ponta do Ubá, Teixeira e São Miguel. Além da Ilha do Mel e Guaraqueçaba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Barcopar (Associação dos Proprietários de Barcos de Turismo e Transporte do Estado do Paraná), no (41) 3425-6173.

A Abaline (Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná), oferece transporte para a Ilha do Mel a partir de Paranaguá, com horário de partida às 9h30 e 15h30, todos os dias.


Colunistas