Connect with us

Trânsito

Paranaguá conta com semáforos para ciclistas

Sinaleiros devem entrar em funcionamento em breve

Publicado

em

Foram instalados recentemente, em Paranaguá, semáforos voltados a ciclistas. O equipamento está presente em vias como a Avenida Roque Vernalha e na região do Jardim Samambaia. Os sinaleiros para ciclistas não estão em funcionamento ainda, mas devem começar a funcionar em breve. Na maioria dos pontos de instalação, os semáforos estão localizados onde há ciclofaixas que, com o passar dos anos foram sendo criadas em diversas vias da cidade. Poucos municípios no Brasil contam com essa ferramenta que se soma a outras medidas voltadas a evitar acidentes. Como Paranaguá tem um número expressivo de ciclistas, a medida visa a minimizar os riscos de acidentes envolvendo essa parcela da população. Além de prestar um serviço de orientação, vai dar maior segurança aos ciclistas que passam todos os dias pelos locais escolhidos.

 

CICLISTAS APROVAM

Os ciclistas em Paranaguá gostaram da ideia de contar com a nova ferramenta de segurança no trânsito. Fabiana dos Reis Dias, moradora na Ilha dos Valadares, disse que o semáforo pode contribuir para a segurança. “Acho que é algo interessante, pois contribui para evitar acidentes. Vemos que nem sempre os outros veículos respeitam a passagem do ciclista e com essa medida, possivelmente, haverá maior respeito de ambos os lados. Em certos momentos, mesmo estando na ciclofaixa, os carros não esperam a passagem do ciclista”, observou. Fabiana disse que quando os semáforos entrarem em funcionamento respeitará os momentos de parada e de passagem. “É importante respeitar. Teremos que agir como os demais veículos e esperar abrir para nós e aí sim passarmos com a bicicleta”, ressaltou.

A ciclista Gleiciane dos Santos Paixão acredita que os semáforos para os ciclistas serão importantes para quem tem a bicicleta como principal meio de transporte. “Vai melhorar no que tange à sinalização, porque teremos mais proteção. Não somente nós, mas os motociclistas e carros terão mais responsabilidade quando atravessarmos. Acredito que mudará bastante”, opinou. A ciclista tem dúvidas se o semáforo será respeitado, mas está otimista para que a nova ferramenta funcione. “Acho que vão respeitar, é o que espero”, comentou.

Caroline Cabral, ciclista e moradora na Ilha dos Valadares, avalia como positiva a instalação dos semáforos. “Acho interessante, apesar de que lamentavelmente alguns ciclistas não respeitarão, porque estão mal acostumados. Acredito que será muito bom, mas acho que necessitará de um processo de conscientização para que os ciclistas comecem a respeitar essa nova medida”, avaliou.

Continuar lendo