conecte-se conosco

Trabalho

Presidente eleita frisa fortalecimento sindical

Janete afirma que vitória na eleição é um reconhecimento do seu trabalho e resultado do esforço conjunto de todos os servidores e da Chapa 2

Publicado

em

Janete Isabel Passos destacou otimismo com vitória e compromisso de renovação para aumentar número de associados ao sindicato

Na noite de segunda-feira, 2, a comissão apuradora da eleição do Sindicato dos Servidores Municipais de Paranaguá (Sismup) anunciou, oficialmente, a vitória da Chapa 2 no pleito que elegeu a nova diretoria do sindicato para os próximos quatro anos. Com isso, foi eleita como presidente a servidora pública municipal Janete Isabel Passos, com 126 votos, que venceu a eleição contra o ex-presidente, Rogério Lisboa, que obteve 115 votos. Segundo a presidente eleita, a vitória no pleito concede otimismo para a sua gestão, que será pautada na renovação, fortalecimento sindical e transparência contínua de todos os atos do Sismup.

"A sensação de vitória é excelente. Tivemos uma disputa acirrada e um pleito difícil. É uma realização e uma vontade que o funcionalismo sempre teve de que estivesse frente ao Sismup. É um reconhecimento do meu trabalho", afirma a presidente do Sismup, Janete Passos. Segundo ela, a campanha da Chapa 2 ganhou força nas redes sociais e no diálogo entre o funcionalismo. "Não teve investimento de recursos, foi uma mobilização dos servidores municipais, que tinha o desejo de mudança", explica. "Foram os funcionários que criaram a arte e todas as propagandas, eles foram a minha voz na defesa durante a eleição", comenta.

A servidora afirma que o foco é mudar com responsabilidade. "O Rogério Lisboa, ex-presidente do Sismup, fez a parte dele, não podemos tirar o seu mérito, foram quase 30 anos à frente de uma instituição, mas todo este processo democrático de mudança é algo bom para a classe. Iremos mudar com responsabilidade, vendo qual é a realidade do sindicato e propostas para serem discutidas com a categoria nas assembleias. Lembrando que cada categoria dentro do Sismup tem uma luta, os professores têm a deles, os guardas civis municipais têm a deles, os servidores da saúde também, e assim outros departamentos. Então veremos a necessidade de cada um, buscando dialogar junto ao Executivo e Legislativo", afirma a presidente.

COMPROMISSOS DA NOVA GESTÃO

"O foco da nossa gestão é fazer uma auditoria nas contas do Sismup, realizar uma gestão transparente, resgatar os associados, pois temos cerca de 4,6 mil servidores. Iremos priorizar horários de atendimento, estender horário de almoço e após às 18h. Pagaremos fornecedores em dias, analisaremos as ações trabalhistas e atos administrativos judiciais, bem como colocaremos em prática a reforma do Estatuto e do Plano de Cargos e Salários: Geral, Educação, Saúde e Guarda Civil Municipal", ressalta a presidente eleita do Sismup.

Membros da Chapa 2 comemoraram vitória anunciada na sede do Sismup na noite de segunda-feira, 2

De acordo com Janete, outro foco é a reestruturação da sede do sindicato em Antonina, visto que o Sismup representa os servidores do município vizinho. "Veremos a necessidade destes associados, visto que temos aqui um prefeito e lá é outro. Em Antonina, temos 74 associados ligados ao Sismup. Queremos também manter um diálogo aberto com Executivo e Legislativo, deixando as portas abertas do sindicato para atender e orientar os servidores públicos municipais", completa.

"A transparência é essencial, tudo que você vai tomar de ações deve ser informado à categoria em assembleias, reuniões com os conselheiros e diretoria, formada por mais de 60 pessoas. Todo mundo tem que participar", comenta a presidente. "Estamos abertos para esclarecimentos contínuos. A categoria é soberana, não pode prevalecer o meu desejo como presidente, mas sim da diretoria e dos associados, tudo isso é feito através de assembleia", informa.

RESGATE DO SINDICATO E AUMENTO DE ASSOCIADOS

De acordo com a presidente, é necessário um resgate de associados ao Sismup. "Foram os próprios servidores que falaram para mim, quando me disponibilizei a ser presidente, que se eu fosse eles voltariam. O resgate vai começar a partir do momento que eles acreditam em mim como pessoa e a partir do meu serviço prestado como presidente. Quando eles virem o funcionamento do Sismup conseguiremos fazer co que eles voltem mais ativamente para a base. Com mais de quatro mil servidores temos tudo para sermos um dos sindicatos mais fortes de Paranaguá", explica. Ainda segundo ela, há sindicatos próprios dentro do funcionalismo municipal, na área de educação, Guarda Civil Municipal (GCM) e saúde. "Daremos espaço para eles engajarem conosco e se mobilizar. Unidos somos mais fortes", complementa.

"Agradeço a todos que estiveram engajados na campanha, que tomou força em todas as secretarias e departamentos e até mesmo com familiares, todos muito presentes e atuantes nas redes sociais. A minha gratidão é eterna a todos, foi muito gratificante, todos foram demais e espero corresponder a todos os anseios da categoria. Vamos lutar para que tenhamos representatividade. Podem contar sempre com o meu apoio e a porta do Sismup estará sempre aberta para atendê-los", finaliza a presidente eleita do Sismup.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress