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Atendimento do INSS de Paranaguá será digitalizado até julho

Segundo o INSS, a partir de julho, 90 serviços deixarão de ser agendados na unidade de Paranaguá para serem realizados diretamente, de modo remoto por meio da Internet e celular

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Mudança irá ocorrer em todo o Brasil. Somente perícias médicas e agendamentos marcados serão feitos presencialmente

Até julho deste ano, os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão totalmente digitalizados em todo o Brasil, incluindo a agência do INSS de Paranaguá, localizada na Praça João Gualberto ao lado do Terminal Rodoviário Urbano. Segundo o Governo Federal, a expectativa é que até o próximo mês os cidadãos possam ter acesso a cerca de 90 serviços de Previdência através de canais digitais e eletrônicos, bem como por meio de site, aplicativo e atendimento telefônico por meio do número 135.

Segundo o INSS, o objetivo é garantir ao segurado mais facilidade, fazendo com que ele só vá até a agência em caso de exigência específica como, por exemplo, para complementar documentação, agendamentos feitos on-line e para perícia para auxílio-doença. De acordo com a Comunicação Social do INSS no Paraná, desde outubro de 2017, a Gerência Executiva instituiu um programa chamado "Virada de Chave" no Paraná. "As agências da Previdência Social Araucária e Fazenda Rio Grande que foram as primeiras, dentro da Gerência Executiva do INSS em Curitiba, a implementarem o projeto INSS Digital, com a  transformação no fluxo de atendimento. Depois outras unidades foram sendo inseridas na nova forma de atendimento", explica.

"A iniciativa promoveu a migração da tramitação de processos em papel para o meio eletrônico, o que torna mais ágil a análise dos requerimentos, podendo os processos de uma unidade serem distribuídos, de forma eletrônica, para a análise por servidores de outras agências. A nova proposta também incluiu o estabelecimento de parcerias entre o Instituto e organizações representativas, públicas ou privadas, para facilitar o acesso aos serviços e ao reconhecimento dos direitos dos cidadãos", ressalta a Comunicação Social do INSS.

Segundo o INSS, o processo de digitalização dos serviços está ocorrendo de forma simultânea em todo o País, incluindo a unidade de Paranaguá. "Todos os servidores estão capacitados para operar com os serviços digitalizados", explica.

UNIDADE DO INSS EM PARANAGUÁ

De acordo com o INSS, a unidade de Paranaguá atende perícia médica e agendamentos marcados. "A partir de julho, 90 serviços deixarão de ser agendados para serem realizados diretamente, de modo remoto por meio da Internet e celular, no endereço eletrônico gov.br/meuinss e pela Central 135. Lembrando que, os serviços já agendados serão atendidos na agência", informa.

Segundo a assessoria, os cidadãos de Paranaguá estão sendo informados desta digitalização dos serviços, algo que está sendo realizado pela mídia, pela Comunicação Social do INSS e na própria unidade. "A digitalização beneficiará os cidadãos na medida em que estes não mais precisarão ir até uma unidade do INSS, uma vez que a maioria dos serviços será realizada de forma remota. O segurado só precisará ir à unidade do INSS se necessário, no caso de faltar algum documento", finaliza o INSS.

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