21 de julho de 1962 – 21 de julho de 2022
Jubileu da Criação da Diocese de Paranaguá
Domingo, 21, é uma data importante para a Diocese de Paranaguá. Há 57 anos o Papa João XXIII – hoje, São João XXIII – criava a Diocese de Paranaguá, desmembrando-a inteiramente da Arquidiocese de Curitiba. Nessa ocasião festiva, daremos abertura a um Triênio pastoral e espiritual, em vista do Jubileu dos 60 anos, em 2022.
Os próximos três anos, portanto, serão marcados por uma intensa ação evangelizadora: celebrações, estudos, retiros e encontros! Um tempo dedicado a resgatar a história de nossa Diocese; conhecer melhor a Bíblia (Atos dos Apóstolos, Carta aos Hebreus e a Primeira Carta aos Coríntios); estudar importantes documentos da Igreja (Lumen Gentium; Gaudium et Spes; Sacrossanctum Concilium; Evangelii Nuntiandi; Evangelii Gaudium; Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019-2023; Animação da Vida Litúrgica; Ministério e Celebração da Palavra) e também aprofundar nossa Fé na Santíssima Trindade e a Catequese sobre os Sacramentos da Iniciação Cristã.
O “Projeto de Evangelização rumo aos 60 Anos” precisará contar com a colaboração dos Presbíteros e Diáconos, Seminaristas, Religiosas e Religiosos, Leigos e Leigas. A Coordenação do mesmo estará sob os cuidados de uma equipe composta por 11 pessoas, representantes de toda a Diocese, tendo à frente o Padre Osvaldo Cabianchi Garcia, novo Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora.
A “Abertura do Triênio” acontecerá simultaneamente em cada uma das 22 Paróquias da Diocese, nos dois Santuários e na Reitoria Nossa Senhora da Saúde. Na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário, haverá Missa às 18h, concelebrada pelos Padres de Paranaguá e pelos outros que puderem comparecer. Colocaremos, pois, esse Projeto evangelizador sob os cuidados de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira da Diocese e da Cidade de Paranaguá.
Compartilho a Oração composta para essa ocasião: Pai Misericordioso, que nos deste a salvação em Jesus Cristo, completa em nós tua obra: outros 60 anos de História, a serviço do teu Reino, em nossa Diocese de Paranaguá. Envia-nos teu Espírito Santo para nos guiar na missão, sob o olhar materno de Nossa Senhora do Rosário, estrela da Evangelização. Amém!
Nessa mesma missa das 18h, na Catedral Diocesana, queremos dar graças a Deus pelos 371 anos de nossa cidade. Será uma ocasião para suplicar ao Senhor a graça de ver Paranaguá prosperar, resgatar sua história e sua vocação turística, e ser, cada vez mais, um lugar de vida digna para toda a sua população e também de acolhida para os turistas que aqui vierem.
Viva a Diocese de Paranaguá!
Viva a cidade de Paranaguá!