conecte-se conosco

Segurança

Área de construção da Delegacia Cidadã já está delimitada

Espaço será implantado no Aeroparque ao lado do 9.º Batalhão de Polícia Militar

Publicado

em

Os primeiros indícios da implantação da Delegacia Cidadã em Paranaguá já podem ser observados na região do Aeroparque. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil) prevê o início das obras para o dia 20 deste mês e a área já foi cercada por tapumes nesta semana. O investimento neste modelo de delegacia que privilegia o atendimento humanizado é de R$ 5,2 milhões para a unidade de Paranaguá.

A previsão da Seil é entregar o prédio até o fim deste ano para a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária. O local escolhido pelo governo é em uma área que já pertence ao Estado, ao lado do 9.º Batalhão de Polícia Militar, na Rua Domingos Peneda, 2050, nas proximidades do Aeroparque, e terá 1.791,23 metros quadrados.

A intenção em Paranaguá é que a novidade substitua a 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá, localizada nas proximidades do Hospital Regional do Litoral, devido às atuais condições de atendimento à população. A 1.ª Subdivisão não possui espaços exclusivos para atendimento a adolescentes, mulheres e idosos. O conceito deste modelo de delegacia é também prestar serviços mais ágeis, como a realização de boletins de ocorrências e a confecção da carteira de identidade.

CONSEG

O presidente do Conselho de Segurança de Paranaguá (Conseg), Sami Mohamad Zahra, afirmou que desde o princípio apoia a construção da Delegacia Cidadã no município. “A cidade merece uma nova delegacia, com mais estrutura para atender os moradores. Quanto ao local escolhido, o terreno é do Estado e a proposta é não ter carceragem, somente um local de transição de cerca de dez detentos. Paranaguá era para ter a primeira delegacia cidadã do Estado, todos sabemos as atuais condições da delegacia que temos hoje, foram feitas melhorias, mas ela não está apropriada”, lembrou Zahra.

Uma das reivindicações do Conseg Regional do Litoral é uma casa de detenção na região litorânea. “Encaminhamos um pleito para a coordenadoria estadual e teremos uma reunião com o secretário de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita de Oliveira Mesquita, quando levaremos esse pedido por escrito. Acreditamos que precisamos de uma, não necessariamente em Paranaguá”, avaliou Zahra.

DELEGACIAS ENTREGUES

Matinhos foi o primeiro município a receber a Delegacia Cidadã em todo o Estado, em abril de 2017. E, mais recentemente, na segunda-feira, 8, o Governo do Estado entregou mais uma em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Na inauguração, o delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Reis, salientou que o local irá propiciar mais tranquilidade ao serviço policial. “Há salas de reunião e de videoconferências, uma inovação que ajuda a tornar os inquéritos mais ágeis. Conheço diversas delegacias do País e tenho a tranquilidade de afirmar que esta é uma das mais modernas e funcionais”, afirmou o delegado-geral.
Além de Paranaguá, outras cidades estão com obras em andamento como Pinhais e Guaratuba. As obras de construção das unidades de Almirante Tamandaré, Colombo, Ivaiporã e Araucária estão em fase de licitação.
 

Delegacia Cidadã de Fazenda Rio Grande foi a última a ser entregue pelo Governo do Estado (foto: AEN)

 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress