conecte-se conosco

Segurança

Projeto de monitoramento e iluminação é tema de reunião no Conseg

Iniciativa pretende instalar, a princípio, 66 câmeras de segurança na cidade.

Publicado

em

Na tarde de quinta-feira, 14, foi promovida uma reunião pelo Conselho Comunitário de Segurança de Paranaguá (Conseg), com a participação de representantes da área de segurança, dos terminais portuários e convidados, com o objetivo de traçar diretrizes para implantação do programa de monitoramento em Paranaguá, sendo realizada no auditório do Sindop, localizado no 5.º andar do edifício Palácio do Café.

O secretário Municipal de Segurança de Paranaguá, João Carlos Silva, avaliou como produtivo o encontro. “Nesta reunião ficou evidenciado o interesse e empenho das empresas parnanguaras, dos órgãos de segurança e o intuito final é a segurança para a população, para as empresas, para quem entra e sai da cidade de Paranaguá. Este monitoramento é de suma importância para a inteligência. Também se falou da iluminação, que é uma das partes primordiais. O município tem avançado muito nesta área com o prefeito Marcelo Roque, inclusive vários bairros foram contemplados e precisamos, com o apoio de todos, levar ações para as vias estaduais e federais. A reunião deixou claro que se o município, o Estado e a União, cada um fizer sua parte, teremos um todo e a melhora da cidade”, destacou Silva.  

O comandante do 9.º BPM, tenente coronel Rui Barroso, enfatizou a importância do monitoramento para o serviço de inteligência. “Estas reuniões são de suma importância e nesta ocasião trouxemos à pauta não só questões para implantação do projeto de monitoramento através de câmeras de segurança, mas também questões simples que contribuem para resoluções de problemas da área, que são afetas a locais de baixa e nenhuma luminosidade, locais de vegetação alta, que muitas vezes servem de esconderijo para marginais. Com este trabalho e equacionando estas questões, esta parcela é significativa na otimização da segurança pública”, destacou o comandante do 9.º BPM.    

Diretor Executivo da Área de Segurança Portuária do Conseg Paranaguá, Edilson Nunes, enfatizou que o órgão tem realizado reuniões buscando melhorar a segurança na cidade.

“Este projeto teve as primeiras conversações em março deste ano, através dos terminais privados. Fomos estendendo a conversação com a Polícia Militar, Secretaria Municipal de Segurança de Paranaguá e a diretoria do Conseg dando apoio, bem como com o comando da Polícia Militar em Curitiba e a Polícia Civil. Hoje, nós abrangemos a Associação dos Terminais Exportadores de Grãos (Atexp), terminais líquidos e de fertilizantes e envolvemos as entidades de classes, como Aciap e Sindop. Vale destacar que fomos conversar com a APPA, que disponibilizou uma série de benesses para o projeto e angariamos mais partícipes”, destacou Edilson, informando que consta no projeto inicialmente a instalação de 66 câmeras de segurança.    

Um dos pontos levantados também na reunião foi a iluminação pública em áreas que são de abrangência do município e também nas áreas do Estado e União, bem como a sinalização vertical e horizontal.
A próxima reunião do Conseg ficou pré-agendada para o dia 28 de junho, às 16h30, no auditório da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, a ser confirmada durante a semana.

Continuar lendo
Publicidade

Em alta