conecte-se conosco

Segurança

Operação Triple Fuerza atua em presídios do Paraná e de países vizinhos

ABIN coordenou atuação conjunta de instituições brasileiras, paraguaias e argentinas

Publicado

em

A primeira edição da “Operação Triple Fuerza” foi desencadeada na região da Tríplice Fronteira, no Paraná, com a atuação conjunta de instituições brasileiras, paraguaias e argentinas na segurança penitenciária. A ação fez parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).

A Operação foi coordenada pela Superintendência Estadual Paraná (SEPR), da ABIN, e pelo Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná (BPFron/PMPR).

Os esforços de segurança concentraram-se em penitenciárias das cidades paranaenses de Foz do Iguaçu, Cascavel, Francisco Beltrão, Catanduvas, Toledo, Assis Chateaubriand e São Miguel do Iguaçu.

Abordagens, bloqueios nas proximidades das unidades prisionais, fiscalizações, revistas veiculares e individuais com emprego de cães, planos de defesa dos estabelecimentos e emprego de helicópteros e tropas especiais fizeram parte do plano de ação.

 

Argentina e Paraguai

Além disso, forças da Argentina e do Paraguai participaram da Triple Fuerza. A Gendarmeria Nacional Argentina (GNA) atuou em abordagens na fronteira dos países em conjunto com a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e a Polícia Federal (PF) brasileiras.

Já Policía Nacional e a Dirección General de Establecimientos Penitenciários de Paraguay foram empregadas em intervenções nas Penitenciárias de Tacumbu, Ciudad del Este, San Pedro, Pedro Juan Caballero, Coronel Oviedo e Encarnación.

 

Resultados

Pelo Depen federal, o chefe de inteligência da unidade Catanduvas, Luís Henrique Santos, afirma que “a Operação foi um marco na região, pois contou com a presença ostensiva de diversas forças de segurança atuando em conjunto. Essa ação histórica de enfrentamento ao crime organizado recebeu apoio incondicional da ABIN em toda sua fase de planejamento e execução”.

“A Triple Fuerza foi exitosa. A operação reforçou o papel constitucional e legal de cada instituição de segurança e resultou em fortalecimento do SISBIN no oeste do Paraná, gerando, portanto, reflexos positivos à atuação da ABIN no contexto do PPIF e em seu papel de órgão central do SISBIN”, avalia a SEPR.

ÓRGÃOS PARTICIPANTES

Departamento Penitenciário Estadual
Departamento Penitenciário Federal
Força Nacional de Segurança Pública
Guarda Municipal de Foz do Iguaçu
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Marinha do Brasil
Polícia Civil do Paraná
Polícia Federal
Polícia Militar do Paraná
Polícia Rodoviária Federal

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress