Logotipo

Troca do Manto e procissões Iniciam a 205.ª Festa do Rocio

05 de novembro de 2018

Na cidade de Paranaguá há muitas décadas, a fé e a tradição levam centenas de moradores ao Rocio.

Compartilhe

O sábado, 3, foi cheio de emoções no Santuário do Rocio. Com calor e sol intenso os organizadores, comerciantes e trabalhadores da festa, faziam os últimos preparativos para a abertura. Repentinamente, no meio da tarde, uma ventania seguida de chuva, estragou barracas, rasgou cartazes, espalhou mercadorias, encheu de folhas e assustou os presentes. Passado o temporal, verificou-se, com alívio, que foram danos materiais e foi mantida a programação da noite.

Na missa de abertura, transmitida ao vivo pelas redes sociais, foi feita a tradicional “Troca do Manto” e abençoadas as equipes de trabalho da festa.

Depois os jovens cantaram e vivenciaram momentos de oração e partilha na Igreja. No final da noite, os cantores Andréia Sales e Márcio Cruz da TV Evangelizar, fizeram a gravação do programa “Farol”.    

No domingo, os constantes períodos de chuva também preocuparam os organizadores. Mesmo com uma menor participação, foi possível realizar a 5.ª Cavalgada da Fé e a 7.ª Procissão Ciclística, eventos alegres e de belas imagens.     

 Para os próximos dias, há uma grande movimentação para o novenário (6 a 14 de novembro) nos 4 horários: 6, 9, 15 e 19 horas e para a “Moto Romaria” e a Procissão Motorizada, sábado (10) e a Procissão Marítima, no domingo, dia 11.   

Causa surpresa aos visitantes o número de fiéis que participam das novenas, principalmente no horário das 6 da manhã. Na cidade de Paranaguá há muitas décadas, a fé e a tradição levam centenas de moradores, principalmente de trabalhadores portuários e comerciários amanhecerem no Santuário para pedir e agradecer graças para Nossa Senhora do Rocio.

Padre Joaquim Parron, reitor do Santuário, diz que uma das alegrias dos Missionários Redentoristas é promover estes eventos abertos à participação de todos. “Ricos e pobres, empreendedores e trabalhadores, pessoas de todos os lugares, crenças, opiniões e culturas são muito bem vindos a esta Festa, que tem como intenção reunir o povo neste lugar abençoado com “A alegria do Evangelho que enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” nas palavras do Papa Francisco.

Serviço:

205.ª FESTA ESTADUAL DE NOSSA SENHORA DO ROCIO

PADROEIRA DO PARANÁ – de 03 a 18 de novembro de 2018

Local: Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio

Bairro do Rocio – Paranaguá – Paraná

De 06 a 14 de novembro: 6h, 15h, 19h – Novenas

Dia 10 – 10h “1ª Moto Romaria de NSra do Rocio”

               16h - 12ª Procissão Motorizada

Dia 11 – 10h - 15ª Procissão Marítima
Dia 15 – 10h Missa Solene, 14h Show do Padre Manzotti,

               16h – Procissão Solene “dos Milagres”

               21h Show de Moacyr Franco

Todos os dias parque, área de compras e setor de alimentação  

Todas as noites Shows Musicais

Fonte: Da Assessoria do Rocio

Fotos: Claudio Neves

Colunistas