Logotipo

“Rocio, lugar sagrado dos paranaenses” é o tema da festa da padroeira do Paraná neste ano

23 de agosto de 2019

Santuário apresentou a programação e as novidades do evento que acontece de 3 a 17 de novembro

Compartilhe

A Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio foi lançada oficialmente na quinta-feira, 22, em coletiva de imprensa com a presença da reitoria do santuário e autoridades municipais. A edição deste ano terá na programação a tradicional novena, assim como procissões, shows artísticos e culturais, missas, além do comércio local e parque de diversão de 3 a 17 de novembro de 2019. O tema escolhido foi “Rocio, lugar sagrado dos paranaenses”, que deve ser mantido nos próximos anos.

Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, o missionário redentorista padre Dirson Gonçalves, revelou o objetivo de fortalecer o santuário em todo o Paraná

O reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, o missionário redentorista padre Dirson Gonçalves, contou como o espaço tem se organizado para a realização da festividade e comentou sobre o tema da festa. “O tema escolhido neste ano para a festa irá permanecer nos outros anos para colocarmos na cabeça de todos os paranaenses que aqui é o local sagrado de todos eles. Se no mundo temos o lugar sagrado que é a Terra Santa, no Brasil temos Aparecida, e no Paraná temos o Rocio, em Paranaguá”, frisou o padre Dirson.

Uma carta convite será enviada para os prefeitos dos 399 municípios do Estado.

“Isso porque a festa não é só de Paranaguá, é do Estado, e para nós é uma honra receber os prefeitos ou representantes das cidades. Pedimos também para que eles enviem algum símbolo da cidade para que a gente faça no santuário uma exposição com cada região do Paraná”, afirmou padre Dirson.

Desde o mês de fevereiro, quando assumiu o Santuário do Rocio, padre Dirson tem se dedicado a levar a devoção à padroeira do Paraná para todo o Estado. “Já demos vários passos na devoção à Nossa Senhora do Rocio, começamos com o encontro com todos os bispos do Paraná, eles assumiram conosco essa missão de crescer como santuário. Visitamos algumas cidades, paróquias e dioceses, já passamos por mais de 15 cidades. Melhoramos nossa divulgação, ampliamos a campanha Filhos da Senhora do Rocio, aumentamos o número de missas e contamos com a parceria da prefeitura”, comentou o padre.

ESTRUTURA E PROGRAMAÇÃO DA FESTA

O coordenador geral da Festa, Milton Araújo Costa, disse que nesta edição serão mais de 10 mil metros de área coberta.

“Toda a área de alimentação, comércio e celebrações da festa vai estar coberta e bem adequada, com piso, para recebermos nossos devotos de Nossa Senhora do Rocio. Esta é a maior festa religiosa do Sul do Brasil e a cada ano que passa tem mais devotos não só do Paraná, mas também de outros Estados e até do exterior”, declarou Costa.

Neste ano, haverá procissão motorizada, ciclística, marítima, além das solenes que acontecem tradicionalmente no dia 15 e 16 de novembro. As novenas serão do dia 6 ao dia 15 de novembro. Haverá, ainda, o Show de Prêmios, que irá sortear dois carros 0km Renault Kwid, uma moto CG, uma bicicleta elétrica e uma Smart TV. O sorteio acontece no último dia da festa, 17, às 21h, no Palco Central da Praça da Fé, com transmissão ao vivo pela Rádio 104 FM.

PARCERIA DA PREFEITURA

Prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, falou sobre os investimentos em infraestrutura no Rocio

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, declarou que a festa melhora a cada ano e que, em breve, serão entregues obras importantes como o Complexo Mega Rocio e a reforma da Escola Costa e Silva.

“Ainda neste ano entregamos a reforma do Costa e Silva, por onde passa a procissão da Festa. Estamos terminando o projeto de revitalização do entorno da igreja. Sabemos da importância para o turismo religioso, que gera emprego e renda. Parabenizo o reitor padre Dirson e tenho a certeza de que neste ano será uma das melhores festas. O santuário pode contar com a prefeitura, que sempre será parceira da padroeira do Paraná”, ressaltou o prefeito.

Fomentar o turismo através da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio é algo gratificante para o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo.

“A Festa é um atrativo muito grande, temos esse desafio, essa parceria com o santuário para fomentar e divulgar a festa. Teremos uma vasta programação de artistas locais, com a nossa música, os nossos patrimônios, desde o nosso Fandango até músicas populares, todos terão espaço. A festa serve também de vitrine para os outros atrativos turísticos que a cidade possui”, explanou Camargo.

O secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva, garantiu que a festa contará com toda estrutura para dar suporte aos moradores e turistas. “Quero que as pessoas levem uma boa imagem de Paranaguá, não só da gestão como também da segurança pública. Teremos uma reunião com a Superintendência de Trânsito para organizar o trânsito na região”, destacou Silva.

Coordenador geral da Festa, Milton Araújo Costa, disse que nesta edição serão mais de 10 mil metros de área coberta

PLANOS PARA 2020

Durante a coletiva, foi anunciado que as romarias serão ampliadas a partir do próximo ano

O reitor ainda salientou os planos para 2020, quando se comemora o centenário de inauguração do santuário atual. “As romarias vão ser nos primeiros e terceiros domingos do mês. Vamos fazer escalonado e, em 2021, no primeiro, segundo e terceiro domingo e, em 2022, todos os domingos do mês, de modo que, aos poucos, as peregrinações vão aumentando e tornamos de fato um santuário que tem gente todos os fins de semana, assim como os outros santuários do Brasil e do mundo”, explicou padre Dirson. No último domingo, 25 ônibus de romeiros estiveram em Paranaguá.

Além disso, o interior do santuário será reformulado, o projeto já foi concluído e aprovado. Toda a obra deve levar em torno de três meses para ser concluída e, por isso, deve ser iniciada em janeiro de 2020. “O projeto é muito bonito e vamos ter uma das igrejas mais bonitas do Paraná”, adiantou o padre. Quanto à parte externa, o santuário contará com a parceria da prefeitura, que irá fazer a revitalização da praça ao redor do santuário.

O reitor ainda agradeceu à imprensa a divulgação do evento. “Os meios de comunicação têm responsabilidade social, vivemos em um mundo que precisa muito de paz, justiça, solidariedade, afeto, pois nosso mundo está muito frio, e isso a gente só vai conseguir através de valores espirituais. Todas as igrejas são responsáveis nesse sentido, para resgatar valores e princípios para que as pessoas possam crescer, serem mais felizes e terem um sentido na vida. Que o santuário tenha essa força em todo o Estado, que bom contar com a imprensa para divulgar e tornar a sociedade mais feliz, independente de religião”, concluiu Dirson.

Uma carta convite será enviada para os prefeitos dos 399 municípios do Estado


Colunistas