conecte-se conosco

Festa de Nossa Senhora do Rocio

Procissão Marítima deste ano deve contar com mais de 800 participantes

Mobilização começa no domingo com aquisição de camisetas e instruções

Publicado

em

A Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio acontece entre os dias 4 e 19 de novembro. O Santuário, além das tradicionais novenas, promoverá uma extensa agenda de shows culturais, exposição de artesanatos, praça de alimentação e comércio em geral. O que não poderia faltar também são as procissões.

Neste ano, no dia 5, às 8h, acontece a 4.ª Procissão de Fé de Nossa Senhora do Rocio; no dia 11, às 16h, haverá a Procissão Ciclística com saída da Rádio Difusora Mais em direção ao Santuário; no dia 12, às 10h, haverá a 14ª Procissão Marítima com saída do Rio Itiberê e, no mesmo dia, às 16h, a 11.ª Procissão Motorizada com saída da Paróquia de São João Batista. Para encerrar, no dia 15, às 16h, acontece a 204.ª Procissão Solene de Nossa Senhora do Rocio.

O reitor do Santuário do Rocio, padre Joaquim Parron, afirmou que as procissões serão evidenciadas na programação desta edição da festa. “Vamos dar um realce nas procissões, porque as pessoas aguardam muito por elas e é algo dinâmico, é diferente de estar em uma solenidade parado. Na procissão marítima, por exemplo, temos a previsão de mais de 800 participantes”, disse.

No dia 5, ainda haverá a novidade da 1.ª Corrida de Nossa Senhora do Rocio, evento realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. Outra preocupação da reitoria do Santuário é a de garantir a sonoridade das procissões a todos os participantes. “A dificuldade no passado foi a questão do som, para que todos possam acompanhar. Estamos nos preocupando em ter, além do trio elétrico, outros caminhões de som, para que todos ouçam bem a procissão de Nossa Senhora”, disse.

A procissão principal é realizada no dia 15, após a missa solene que está marcada para as 15h, saindo o trajeto original, com saída pela Rua Professor Cleto em direção à Catedral Diocesana. “Quem fará este percurso é a imagem original, tem um valor cultural muito grande”, ressaltou o reitor.

 


Espaço cultural e social será ampliado nesta edição

 

MARÍTIMA

A procissão marítima começou com o padre Parron há 15 anos e, segundo ele, é preciso mobilizar a comunidade para que prestigie o evento em devoção a Nossa Senhora. “A partir de domingo já começamos a mobilização, com dois meses de antecedência, por isso a tendência é que neste ano seja ainda maior a participação das pessoas”, afirmou o padre Parron.

Os interessados a partir de domingo, 10, já podem adquirir a camiseta da procissão marítima e todas as instruções e procedimentos para participar com segurança.

“Convido todos que acompanham a Folha do Litoral News a participar dos festejos da padroeira do Paraná, de 4 a 19 de novembro. Na parte religiosa, eu digo que você será abençoado, pois é uma celebração bicentenária, e quantas graças e milagres as pessoas têm recebido durante os festejos de Nossa Senhora do Rocio. Temos ainda uma programação cultural extensa e o espaço social das feiras será maior este ano com mais novidades”, destacou o padre Parron.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress