conecte-se conosco

Religiosidade

Diocese de Paranaguá tem muitas atividades, celebrações e festividades em junho

Dom Edmar abençoou o casal Carlos e Zalair Wapiniki pelas bodas de diamante.

Publicado

em

Junho foi um mês de muitas atividades para o bispo dom Edmar Peron, os sacerdotes, os consagrados, os religiosos e os leigos da Diocese de Paranaguá, que se prepara para iniciar, no próximo mês, um triênio de comemorações do jubileu de 60 anos. 


As solenidades de Corpus Christi, em 2019, tiveram a maior participação de fiéis de todos os tempos. O bispo dom Edmar Peron presidiu a celebração em dois municípios: Matinhos e Paranaguá. Mantendo ações práticas de “ir até o povo”, como o Papa Francisco sempre pede, o senhor bispo, conduziu uma procissão unificada na Paróquia São Cristóvão do Jardim Iguaçu. As comunidades atenderam o convite e compareceram com muita fé e animação. 
Na Santa Missa, após a homilia, os presentes acolheram o casal Zelair e Carlos Wapiniki que foi abençoado por dom Edmar, pelas bodas de diamante (60 anos de matrimônio). Muitos ficaram emocionados, uma vez que o casal é querido por todos e Carlos é da 1.ª turma de ministros extraordinários da Eucaristia, formados pela Diocese.
 “No ano em que celebramos 15 anos de criação desta paróquia, foi um grande presente sediar a solenidade de Paranaguá”, afirmou o pároco, padre Thiago Trigo, “foi um momento de nos comprometer com o que rezamos na liturgia eucarística: Fazei de nós um só corpo e um só espírito”, completou a sacerdote. 
Considerando apenas o mês de junho, com as novenas e festas dedicadas a santos de grande devoção popular, Santo Antônio, São João e São Pedro, o bispo diocesano, teve uma extensa agenda. Para participar de encontros de formação, reuniões e atividades pastorais e ainda presidir celebrações festivas, ele esteve em 7 municípios e mais de 15 comunidades.
Desde o dia 25, dom Edmar está em Brasília, na 99.ª reunião do conselho permanente da CNBB, uma vez que, em maio, foi eleito presidente da comissão episcopal para a Liturgia. No dia 29, assim que retornar, o bispo da Diocese estará em Matinhos, às 10 horas para Santa Missa e procissão festiva da Paróquia São Pedro Apóstolo. Já em 30 de junho, na cidade de Pontal do Sul, paróquia São Pedro e São Paulo, dom Edmar celebra a missa dando início às festividades do padroeiro. 
A diocese, com sede em Paranaguá, compreende 13 municípios de 22 paróquias. O bispo dom Edmar Peron, desde sua posse, em dezembro de 2015, tem estado presente de forma constante nas comunidades, mesmo as menores, as mais distantes, inclusive as existentes nas ilhas do litoral do Paraná.
Fonte: Pascom da Diocese de Paranaguá 
 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress