conecte-se conosco

Religiosidade

9.ª Festa em Honra a São Francisco das Chagas inicia hoje

Padre André Luís, reitor do Santuário, destaca importância cultural e histórica da igreja e popularidade de São Francisco das Chagas (Foto: Divulgação)

Publicado

em

Evento será celebrado até 22 de setembro com programação especial

No período de 19 a 22 de setembro, acontece em Paranaguá a 9.ª Festa em Honra a São Francisco das Chagas. A abertura do evento religioso acontece hoje, 19, no Santuário de São Francisco das Chagas, no Centro Histórico, quando se realiza o primeiro dia do Tríduo de preparação, a partir das 11h, com missas, oração do terço, confissões e Santa Missa, às 19h30, com bênção aos fiéis que têm "Francisco" e "Clara" como nome, bem como das chaves das casas das pessoas. O celebrante será o padre José Messias Almeida Santos, com cantos da Família Xavier e apresentação posterior à celebração religiosa da Fanfarra do Colégio Diocesano Leão XIII ao lado do Santuário.

De acordo com o padre Dr. André Luís Buchmann Andrade, reitor do Santuário, o tema da festa, nesta edição, é: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível”, de São Francisco de Assis. A programação acontece entre quinta-feira, 19, até o domingo, 22, com confissões, orações do Terço, apresentações de corais e fanfarra, missas com celebração dos padres José Messias Santos (quinta-feira), Fabiano Dias Pinto (sexta-feira), Alberto Quirino dos Santos (sábado) e encerramento com a missa tendo como celebrante dom Edmar Peron, bispo diocesano de Paranaguá, no domingo.

IGREJA

"A nossa Igreja possui uma importância muito relevante para Paranaguá. É a Igreja mais antiga do Paraná no sentido de que nunca foi demolida, com São Francisco sendo um santo popular, as pessoas mais antigas do município que frequentaram o templo antes dele deixar de ser Igreja, ainda lembram da Igreja da Ordem, então ela está no coração do Centro Histórico e da população parnanguara, não só para os católicos, como para os que gostam da nossa cultura e história", destaca padre André.

De acordo com o reitor do santuário, os recursos arrecadados na festividade serão revertidos no trabalho de conservação e resgate histórico da Igreja da Ordem. "Serão utilizados nas nossas ações sociais com ajuda contínua ao Asilo São Vicente de Paulo e responsabilidade pela Creche Nossa Senhora do Rosário. Tudo será revertido para os trabalhos de conservação e ações sociais do Santuário de São Francisco das Chagas", completa.

"A nossa Igreja possui uma importância muito relevante para Paranaguá. É a Igreja mais antiga do Paraná no sentido de que nunca foi demolida, com São Francisco sendo um santo popular", afirma o Padre André Luís

NOVENEIROS E FESTEIROS

Uma forma de colaborar com as obras do Santuário de São Francisco das Chagas é ser noveneiro ou festeiro. Para ser noveneiro, o fiel pode colaborar com R$ 2,00 e ter seu nome inscrito na lista de Noveneiros de São Francisco das Chagas. Para ser festeiro, a pessoa pode colaborar com R$ 50,00 e ter nome incluso no Painel de Festeiros de 2019.

ALMOÇO

No dia 22 de setembro, em comemoração ao aniversário do padre André Luís, reitor do Santuário, haverá um almoço no Salão da Igreja da Ordem que acontecerá após a Missa das 11h. "Os convites estão à disposição na Secretaria do Santuário. Pede-se a gentileza de, ao invés de oferecer presentes ao aniversariante, fazer uma oferta para as obras do Santuário", afirma o padre. Além disso, no dia 5 de outubro, às 14h30, haverá um Café Colonial em prol do santuário, no salão da igreja, com convites também sendo vendidos na secretaria do local.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Quinta-feira, 19

1.º dia do tríduo

11h – Confissões

11h30 – Oração do Terço

12h – Santa Missa

18h30 – Confissões

19h – Oração do Terço

19h30 – Santa Missa e bênção das pessoas que têm “Francisco” e “Clara” no nome e das chaves de casa.

Celebrante: Pe. José Messias Almeida Santos

Cantos: Família Xavier

Após a Missa haverá apresentação da Fanfarra do Colégio Leão XIII.

Sexta-feira, 20

2.º dia do tríduo

11h – Confissões

11h30 – Oração do Terço

12h – Santa Missa

18h30 – Confissões

19h – Oração do Terço

19h30 – Santa Missa e bênção das chaves de veículos

Celebrante: Pe. Fabiano Dias Pinto

Cantos: Coral da Paróquia de Santa Josefina Bakhita

Sábado, 21

3.º dia do tríduo

15h – Confissões

15h30 – Oração do Terço no interior da Igreja e bênção dos animais no pátio externo.

16h – Santa Missa e bênção das Carteiras de Trabalho

Celebrante: Pe. Alberto Quirino dos Santos

Cantos: Coral Imaculada

Domingo, 22

Dia da Festa

10h – Confissões

10h30 – Oração do Terço

11h – Santa Missa e bênção dos terços, imagens, escapulários e outros objetos de devoção.

Celebrante: Pe. André Luís Buchmann de Andrade

Cantos: Coral Vozes de Maria.

12h – Almoço no Salão.

15h – Confissões

15h30 – Oração do Terço

16h – Santa Missa e bênção de terços, imagens, escapulários e outros objetos de devoção.

Celebrante: Dom Edmar Peron.

17h – Procissão do Padroeiro e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Cantos: Coral Vozes de São Francisco.

 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress